A Finep destina R$ 90 milhões para o projeto de “carro voador” da subsidiária da Embraer
A Eve Air Mobility empregará recursos para estudos em mobilidade aérea sustentável e estabelecerá unidade fabril em Taubaté.

Desenvolvimento do eVTOL da Eve Air Mobility
A Embraer anunciou na terça-feira (3.jul.2025) que sua subsidiária, a Eve Air Mobility, receberá até R$ 90 milhões da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) para desenvolver o eVTOL, também chamado de “carro voador”.
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A empresa investirá em pesquisas para desenvolver uma aviação mais sustentável, com o início das operações comerciais previsto para 2027.
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A assistência econômica oferecida pela Finep, empresa pública federal ligada ao MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), constitui um apoio financeiro com recursos públicos não reembolsáveis. Essa modalidade divide os custos e os riscos das ações de inovação.
Para obter os R$ 90 milhões da Finep, a Embraer deverá fornecer uma contrapartida obrigatória de R$ 101 milhões nos estudos. O investimento total no projeto atingirá R$ 191 milhões.
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A produção do eVTOL ocorrerá em Taubaté, interior de São Paulo, com a instalação da fábrica da Eve. Em outubro de 2024, o BNDES aprovou um financiamento de R$ 500 milhões para a montagem desta unidade produtiva.
Os investimentos serão voltados principalmente para o desenvolvimento do ecossistema digital da empresa, incluindo a criação do TechCare, um conjunto abrangente de soluções para otimizar as operações de veículos eVTOL.
As pesquisas englobarão sistemas de voo autônomos, armazenamento energético aprimorado, propulsão híbrida-elétrica e por hidrogênio, testes com combustíveis sustentáveis de aviação, diminuição do ruído, configurações aerodinâmicas otimizadas, novos materiais e sistemas avançados de controle de tráfego.
A Eve recebeu encomendas de quase 3 mil eVTOLs de 30 clientes em 13 países. Esses pedidos indicam um potencial de receita de US$ 14,5 bilhões.
A fábrica em Taubaté terá capacidade de produzir até 480 veículos voadores anualmente, em condições normais de operação. A instalação deverá gerar aproximadamente 1.000 empregos.
A Anac utilizará como base os requisitos dos RBAC para certificar esses veículos. Após a certificação e o início da produção em 2027, a Eve começará a entregar as unidades aos clientes.
Os primeiros voos comerciais devem iniciar em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, e também em São Francisco, nos Estados Unidos.
Fonte por: Poder 360