A Força Aérea Brasileira (FAB) utilizará aeronaves equipadas com mísseis durante a Cúpula do BRICS
O encontro entre os chefes de Estado do bloco ocorrerá no domingo (6) e na segunda-feira (7), no Rio de Janeiro.
A Força Aérea Brasileira (FAB) utilizará caças F-5M equipados com mísseis para fiscalizar o espaço aéreo durante a Cúpula do BRICS, que ocorrerá no domingo (6) e segunda-feira (7), no Rio de Janeiro.
De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), as medidas seguem o mesmo protocolo utilizado na Cúpula do G20, em 2023. Todas as aeronaves mobilizadas para a operação estarão equipadas com armamento real, como parte do esquema de segurança aérea previsto para grandes eventos internacionais.
Os mísseis representam uma novidade no sistema de segurança aérea. Segundo o comandante de Operações Aeroespaciais, tenente-brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, a medida tem como objetivo diminuir o tempo de reação em caso de possível ataque.
Quanto mais cedo conseguirmos interceptar uma aeronave e utilizar os meios necessários, melhor. Por isso, decidimos equipar os caças com esses mísseis, para aprimorar nosso tempo de resposta, afirmou o tenente-brigadeiro.
Leia também:
Senado aprova 530 novos cargos em STF e STJ; R$ 25 milhões em impacto
Alfredo Gaspar recusa visita a Bolsonaro por prioridade na comissão
Dino: Execução de emendas só após cumprir regras federais
Além dos mísseis, o COMAE (Comando de Operações Aeroespaciais) ativará, em volta do MAM (Museu de Arte Moderna), local onde o evento será realizado, “áreas de exclusão” uma hora antes e depois das reuniões.
O raio mais extenso da área restrita é de 150 km, onde são proibidos voos de instrução, turísticos, acrobáticos, agrícolas, bem como drones e parapentes.
Mais duas áreas de restrição próximas à Cúpula também serão estabelecidas.
A Polícia Federal intensifica a segurança no Rio de Janeiro para o BRICS.
A Polícia Federal do Rio de Janeiro realizou nesta terça-feira uma operação na Marina da Glória, visando identificar e neutralizar potenciais ameaças aos participantes da Cúpula do BRICS.
A ação envolveu policiais especializados em operações com explosivos, além do uso de equipamentos de detecção de ameaças e o apoio de cães farejadores.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)