A Formula 1 terá carros mais ágeis em 2026; descubra as novas tecnologias
15/08/2024 às 15h33
Hoje, a FIA divulgou as novas regras da Formula 1 para as corridas de 2026. Essas mudanças visam tornar os carros mais ágeis para aumentar a competição entre os pilotos.
Continua depois da publicidade
As regras anunciadas agora se somam às regras para as unidades de potência anunciadas em 2022. Agora, o regulamento conta com normas de design que se adequam aos requisitos de energia dos carros que serão usados a partir de 2026. No centro das novas diretrizes estão os novos carros, que serão mais leves, mais rápidos e mais seguros para promover corridas mais disputadas.
O regulamento foi desenvolvido pelas equipes técnicas da FIA em conjunto com a Formula 1, as 10 grandes equipes, fornecedores de peças e fabricantes de unidades de potência. Só para lembrar que a unidade de potência é frequentemente chamada de “motor”.
Na verdade, ela possui seis partes diferentes: além do motor a combustão, tem o MGU-K, MGU-H, o turbo, a centralina eletrônica e a bateria.
A Fórmula 1 busca carros mais rápidos e eficientes, concentrando-se em soluções aéreas inovadoras.
Leia também:
Confira o preço e informações do novo carro elétrico Dolphin Mini da BYD
Você pode comprar o BYD Dolphin Mini na internet com um desconto de R$ 10 mil
Associação de carros elétricos estima alta de 60% nas vendas em 2024
Os carros da F1 de 2026 serão projetados com a intenção de aproveitar ao máximo sua potência. Serão mais leves, o que lhes permitirá ser mais rápidos e também mais eficientes em termos de consumo de combustível.
Pontos chave das regras da Formula 1 2026
Abaixo, confira os principais pontos apresentados pelo regulamento da F1 2026 e provas seguintes:
- Carro ágil refere-se à ideia de um veículo especialmente projetado para competições onde a disputa é acirrada e intensa.
- Carros 30 kg mais leves que os atuais para melhorar a eficiência e dirigibilidade;
- Unidade de potência redesenhada, criada a partir das tecnologias mais avançadas disponíveis (bateria com quase 300% a mais de energia);
- Aerodinâmica projetada para atender às necessidades de energia das novas máquinas.
- Foi adicionado um novo recurso nas corridas chamado “Modo de Ultrapassagem Manual”, visto que o objetivo é encorajar mais ultrapassagens. Essa funcionalidade permite que o piloto que estiver chegando perto de seu oponente receba um aumento de potência extra vinda da energia elétrica.
- Seis fabricantes de unidades de potência estão atingindo um número recorde (Ferrari, Mercedes, Alpine, Honda, Audi e Red Bull Ford Powertrains);
- Todos os carros utilizando combustível totalmente sustentável;
- Mais segurança com estruturas mais fortes e testes mais exigentes.
O regulamento da F1 para 2026 será aprovado pelo Conselho Mundial do Automobilismo em 28 de junho.