A fraude de advogados fantasmas se alastra no Brasil e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) lança uma campanha de conscientização
Em mais de seis anos, o golpe do falso advogado tem se tornado cada vez mais comum em todo o Brasil.

Com mais de 6 mil denúncias nos últimos anos, o golpe do falso advogado tem se tornado cada vez mais frequente em todo o país. Indivíduos criminosos se passam por advogados para aplicar fraudes financeiras. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) lançou uma campanha nacional de conscientização.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A iniciativa se baseia na orientação da população para prevenir novos casos e na oferta de ferramentas práticas, como a plataforma digital ConfirmADV – um site que possibilita a verificação da identidade de advogados de maneira rápida e segura. A campanha foi lançada no final do mês passado e é conduzida pelo Conselho Federal da OAB.
Em crimes, golpistas buscam enganar vítimas para que efetuem pagamentos por Pix, alegando a liberação de valores. Os criminosos utilizam indevidamente nomes, fotos e até mesmo informações retiradas de processos judiciais.
Leia também:

O Vaticano lança brasão, lema e assinatura de Papa Leão XIV

Anac altera a distribuição de vagas na Voepass em Congonhas e Guarulhos

A Fiocruz relata aumento de casos de gripe nas regiões Norte e Centro-Oeste
A OAB atua em todo o território nacional para proteger a advocacia e a sociedade. Nosso compromisso é garantir que as pessoas tenham acesso à informação correta e saibam como reagir diante de tentativas de golpe. Prevenção é uma responsabilidade coletiva.
Confirmação online
O cidadão poderá consultar a identidade de um advogado através do site ConfirmADV, fornecendo informações como o número de inscrição na OAB, o estado de registro e o e-mail cadastrado pelo profissional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com base nessas informações, será enviada uma solicitação automática para o e-mail do advogado, informando que um cliente deseja confirmar sua identidade. O profissional então terá até 5 minutos para responder e confirmar os dados. Se a confirmação for feita dentro desse prazo, o cidadão receberá a autenticação validada pelo advogado.
Caso o prazo expire sem resposta, tanto o cidadão quanto o advogado serão notificados de que a verificação não foi concluída.
Canais de denúncia e orientação
Se o cidadão foi vítima de um golpe ou já efetuou um pagamento indevido, é possível registrar uma denúncia diretamente pelo canal oficial da OAB Nacional, através do site de fiscalização. As denúncias serão encaminhadas para apuração e às seccionais pertinentes.
A campanha é implementada de maneira coordenada com as 27 seccionais, que atuam no recebimento de denúncias, orientação jurídica e contato com as autoridades locais.
Para evitar fraudes, também é recomendado:
Esta campanha representa mais uma demonstração do nosso compromisso com a cidadania e com a advocacia. Ao proteger a relação entre advogado e cliente, protegemos o direito de acesso à Justiça. E isso é questão de Ordem, conclui Simonetti.
Fonte: Metrópoles