Internacional

A futura ministra argentina de Relações Exteriores afirmou que a Argentina não entrará no Brics


A futura ministra argentina de Relações Exteriores afirmou que a Argentina não entrará no Brics
(Foto Reprodução da Internet)

A ministra argentina das Relações Exteriores, Diana Mondino, disse hoje (30) em um post no X (antigo Twitter) que a Argentina não irá ingressar no Brics, grupo econômico composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

A Argentina estava entre os seis países convidados a se tornarem novos membros do Brics, após uma cúpula realizada na África do Sul em agosto.

A tentativa de trazer novas nações para o bloco faz parte do esforço do grupo para remodelar uma ordem mundial dominada pelo Ocidente, que considera ultrapassada.

A decisão de a Argentina ingressar no grupo dos BRICS foi tomada pelo atual governo de Alberto Fernández, mesmo após ele declarar anteriormente que não buscava a reeleição. Durante sua campanha, Milei expressou a opinião de que a Argentina não deveria fazer parte desse grupo.

Enquanto candidato, ele afirmou: “Não vou apoiar acordos com comunistas porque eles não seguem os princípios básicos de livre comércio, liberdade e democracia; isso é uma questão geopolítica”.


🔥 Recomendado para voçê 🔥