A Globo estabelece meta de 50% de atores negros em suas novelas até o ano de 2030

Emissora divulga relatório de ESG que aponta para 43% de representatividade negra em produções em 2024.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A Globo definiu como objetivo atingir 50% de atores negros nos seus telemensas até 2030. A informação foi divulgada pelo portal F5, da Folha de S.Paulo, na segunda-feira (12.mai.2025).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A emissora registrou 43% de representatividade negra em suas produções em 2024, o maior índice desde a implementação das políticas de inclusão em 2022. As novelas “Renascer” e “Volta por Cima”, exibidas em 2023, foram destacadas por possuírem elenco com presença notável de pessoas negras.

Formulário de cadastro

LEIA TAMBÉM!

Nas novelas exibidas em 2024, observou-se mais de 40% de participação de negros no elenco principal. No time de direção, todas as novelas apresentaram participação de pessoas negras. Já em séries, “Os Outros 2” teve quase metade do seu elenco composto por pessoas negras.

A meta de inclusão se estende a toda a força de trabalho. O relatório aponta que 50% das novas contratações até o final da década devem ser de pessoas negras. Em 2024, esse índice atingiu 43%.

Em relação à contratação de mulheres, 53% das vagas abertas em 2024 foram preenchidas por profissionais do sexo feminino. A meta estabelecida para o ano era de 50%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O documento também apresenta dados sobre sustentabilidade. Em 2023, 99% da energia utilizada nas instalações da empresa provinha de fontes renováveis.

Manuel Belmar, diretor de finanças, jurídico, infraestrutura e produtos digitais da Globo, declarou no relatório que as metas foram revisadas em 2024 e que a empresa manterá suas diretrizes atuais. “Acumulamos muitos aprendizados, sem perder de vista o compromisso de aliar solidez empresarial a uma atuação responsável com o mundo e com todo mundo”, afirmou.

Fonte: Poder 360

Sair da versão mobile