A Holanda foi a única equipe a derrotar Brasil, Uruguai e Argentina em um único Campeonato Mundial

Apesar de ter conquistado grande sucesso, o filme “A Laranja Mecânica” obteve o segundo lugar no campeonato mundial em 1974.

01/08/2025 9h04

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
Dutch midfielder Johann Cruyff dribbles past Argentinian goalkeeper Daniel Carnevali on his way to scoring a goal during the World Cup quarterfinal soccer match between the Netherlands and Argentina on June, 26, 1974 in Gelsenkirchen. Cruyff scored two goals to help the Netherlands defeat Argentina 4-0. AFP PHOTO (Photo by AFP)

Naquela época, não existiam internet e redes sociais. As notícias se propagavam de maneira mais lenta. Quando a Holanda entrou em campo na Copa de 1974, pela primeira vez, muitas pessoas ficaram chocadas, surpresas. O próprio técnico da seleção brasileira, na época, Mário Jorge Lobo Zagallo, desconhecia o potencial do “carrossel”. Por ironia, a equipe nacional não alcançou a fase final da competição, na Alemanha, devido a uma derrota para os comandados de Rinus Michels.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sábado, 11h30 da manhã de 15 de junho de 1974. Dia em que o mundo conheceu a “Laranja Mecânica”, como a Holanda passou a ser chamada, em referência ao título do filme de Stanley Kubrick. As peças do time treinado por Rinus Michels não guardavam posição fixa e confundiam a marcação. Os jogadores se movimentavam como um carrossel.

A Holanda contava com Johan Cruyff como principal referência tática, enquanto Neeskens, Van Hanegem, Krol e Rensenbrink surpreenderam os uruguairos em Hannover. O “Azul Celeste” incluía jogadores como Pedro Rocha, Pablo Forlán, Luis Cubilla, Fernando Morena e o goleiro Ladislao Mazurkiewicz. Rep marcou os gols, um aos 16 minutos do primeiro tempo e outro aos 41 da segunda etapa. Quem tiver a oportunidade de assistir à partida online, poderá observar imagens notáveis. A percepção é que a Holanda possuía vinte jogadores em campo, enquanto o Uruguai tinha apenas metade desse número.

LEIA TAMBÉM:

A seleção holandesa é, até o momento, a única a derrotar na mesma Copa as três melhores seleções da América do Sul: Brasil, Argentina e Uruguai. Na final, o time europeu perdeu para a Alemanha, que sedava o torneio: 2 a 1. São coisas do futebol.

Fonte por: Jovem Pan

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.