À idade de setenta anos, o astrónomo mais Velho na Atuação do NASA retorna a Terrá

20/04/2025 às 14h37

Por: José News

Imagem PreCarregada
(Imagem da internet).

A nave espacial russa Soyuz MS-26 retornou à terra no domingo, 20/4. Entre seus passageiros estavam dois cosmonautas russo: Alexei Ovchinin e Ivan Vagner. Juntamente com eles viajava um americano: Don Pettit, o astronauto mais velho em atividade na Nasa que se tornou septuagenário durante a viagem de volta à terra para conclusão da missão de sete meses no espaço pela Estação Espacial Internacional (EEI).

Aterrissagem ocorreu a menos que 150 km ao sudeste da cidade Zhezkazgan, nas estepes do Cazaquistão, menos de quatro horas após desacoplamento do módulo russo Rassvet da ISS.

Hoje às 4h20 horário em Moscou (às 22h20 no Brasília, sábado), o veículo Soyuz MS-26 com Alexei Ovshinin, Ivan Vagner e Donald Pettit a bordo pousou perto da localidade cazaque de Zhezkazgan. Isso foi informado pela agência espacial russa Roscomos.

Petit passou 222 dias na estação nesta ocasião, elevando o total para 590 desde seu batismo como astrónomo espacial. A agência espacial americana comemorou a notícia de Pettit retornar à Terra no dia do “seu aniversário número setenta”, domingo, 20 de abril, o que torná-lo o mais velho entre os astronautas em atividade.

LEIA TAMBÉM:

Ainda assim, ele não é o astronauta norte-americano mais velho a viajar ao espaço pela NASA – esse recorde pertence a John Glenn, que voou na missão da NASA quando tinha 77 anos em 1998. Ele morreu em 2016.

Por sete meses, Don Pettit “comandava pesquisas para melhorar a capacidade orbital da impressão 3D, tecnologia tratamento residuais água e cultivo de plantas em microgravidade além do gerenciamentos incêndios”, destacou-se na Nasa.

Por sua vez, Ovchinik, que passou 595 dias em orbita, entregou o comando da plataforma orbital ao japonês Takuya Onishi na sexta-feira, durante uma cerimônica traditional.

O voô que voltou à Segura Hojemaente no Ano Passadohavia se encontrando nesta Estação onde viviam onze Pessoasséculum antes, em Setembro do ano anterior.

Recentemente, a Soyuz MS-27 transportando os cosmonautas russos Sergei Ryzhikov e Alexei Zubritsky junto ao astronAUTA da NASA Jonathon Kim acoplou bem à Estação espacial.

Por sua vez, Kiril Peskov russo, Anne McClain e Nichole Ayers americanas, além de Onishi japonês – todos membros da expedição número 72 – permanecerão na plataforma por períodos maiores em duração.

O espaço é uma das últimas áreas de cooperação entre Estados Unidos e Rússia, quando as relações entre Moscou e Washington estão enfrentando um dos períodos mais complexos devido à Guerra Russa no Ukraine (Ucrânia).

Sigam nossa Editorial daSaúdeeCiência nas redes socias, especificamente emInstagram eCanaldoWhatsApp. Ficaremos atualizados com todas as informações relevantes no tema!

Fonte: Metrópoles

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.