A Linha 17-Ouro do metrô de São Paulo, localizada na zona sul da capital, está em fase avançada de execução e promete revolucionar a mobilidade urbana da região. Com 83% das obras concluídas, a linha possui previsão para o início da operação assistida. De acordo com a companhia responsável, essa fase inicial, que operará apenas aos fins de semana com horário restrito, está programada para começar em março de 2026. O funcionamento completo da linha está previsto para o terceiro trimestre de 2026, entre agosto e outubro.
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Originalmente prevista para a Copa do Mundo de 2014, a linha agora conta com um orçamento de quase 6 bilhões de reais. A Linha 17-Ouro se estenderá por aproximadamente 7 km e incluirá oito estações, uma delas próxima ao aeroporto de Congonhas. Além disso, a linha oferecerá conexões estratégicas com a linha 5-Lilás na estação Campo Belo e com a linha 9-Esmeralda na estação Morumbi, próxima à marginal do rio Pinheiros.
A operação assistida será gerenciada pela CCR, da holding Motiva, que atuará na linha por 30 anos. A concessionária almeja atender aproximadamente 100 mil passageiros diariamente, oferecendo uma opção de transporte para a região sul de São Paulo.
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A expectativa em relação ao início das operações é grande, sobretudo porque a linha 17-Ouro era uma promessa de 2014, e os moradores aguardam sua finalização há mais de uma década. A nova linha promete não apenas facilitar o acesso ao aeroporto de Congonhas, mas também melhorar significativamente a mobilidade na zona sul da capital paulista. Com isso, espera-se uma contribuição importante para a redução do volume de veículos na cidade, amenizando o trânsito e incentivando um transporte mais sustentável.
Com informações de Danúbia Braga.
Reportagem elaborada com o uso de inteligência artificial.
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Fonte por: Jovem Pan