A inflação anualizada no Brasil atingiu 5,53% em abril

O IBGE divulgou nesta quinta-feira (8 de maio) um percentual que se encontra abaixo da meta estabelecida.

09/05/2025 9h07

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

A taxa anualizada de inflação do Brasil elevou-se de 5,48% em março para 5,53% em abril, conforme dados divulgados pelo IBGE nesta 5ª feira (8.mai.2025). Trata-se do 4º mês consecutivo fora da faixa de 1,5% a 4,5% estabelecida pela meta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) registrou variação mensal de 0,43% em abril, após 0,56% em março.

O Comitê de Política Monetária Nacional (CPMN) definiu uma meta de inflação contínua de 3%, com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual acima e abaixo.

Leia também:

A regra vigente desde o início do ano estabelece que a inflação anualizada acumulada em 12 meses não pode exceder o limite de 4,5% por mais de seis meses consecutivos. Caso a inflação ultrapasse esse teto por mais de seis meses seguidos, a meta não será alcançada e o Banco Central deverá divulgar uma justificativa.

O Banco Central afirmou, em fevereiro, que não atingirá a meta estabelecida para junho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Taxa de juros

Para combater a inflação, o Banco Central elevou a taxa básica, a Selic, para 14,75% ao ano na quarta-feira (7.mai.2025). Trata-se do maior nível desde 2006. A decisão permite novas aumentos no futuro. A próxima reunião ocorrerá em 17 e 18 de junho.

Fonte: Poder 360

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.