A íntegra do discurso de Barroso na abertura do 2º semestre do Judiciário
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Barroso, mencionou atentados, ameaças e o dia 8 de Janeiro ao defender o papel do STF na proteção da democracia.

O presidente do STF, ministro Roberto Barroso, proferiu na 6ª feira (1º.ago.2025) um discurso para celebrar a abertura do 2º semestre do Judiciário. Na ocasião, declarou que o tribunal desempenhou um papel fundamental para impedir o desmoronamento das instituições frente às recentes ameaças à democracia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Barroso mencionou ocorrências como o atentado evitado no aeroporto de Brasília, as ameaças a membros do Supremo Tribunal Federal, as acusações falsas de fraude eleitoral e os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
Foi imprescindível um Supremo independente e atuante para evitar rupturas e assegurar a legalidade constitucional, afirmou.
LEIA TAMBÉM:
● Museu Tailandês remove obras de minorias devido à pressão da China
● Trump questiona números oficiais sobre o mercado de trabalho
● Motta afirma que a anistia desvia a atenção de outras questões prioritárias do Brasil
Barroso também ressaltou que a Constituição de 1988 assegurou ao país “o mais longo período de estabilidade institucional da história republicana”, apesar de crises políticas, processos de impeachment e ocorrências de corrupção.
O ministro recordou o período da ditadura militar (1964-1985). Barroso assegurou a relevância de estabelecer instituições sólidas para evitar um retrocesso aos anos caracterizados por censura, perseguição a adversários e homicídios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Declarou que a função do STF é evitar um retrocesso e assegurar a democracia.
Fonte por: Poder 360