Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Outros
  3. A Justiça considerou a Confederação da Agricultura Brasileira (CNA) responsável por descontos ilegais em 2020

A Justiça considerou a Confederação da Agricultura Brasileira (CNA) responsável por descontos ilegais em 2020

Empresa obteve valores expressivos devido a fraudes em programas de benefícios; investigação focou em relatos de antigos colaboradores de organizações.

Por: Redação ZéNewsAi

14/05/2025 18:15

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A Conafer (Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais) foi investigada pelo MPDFT (Ministério Público do Distrito Federal e Territórios) entre 2020 e 2021, que constatou sua participação em um esquema de descontos indevidos em aposentadorias e pensões do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

A apuração demonstrou que a entidade recebia milhões de reais provenientes do desvio das aposentadorias de segurados e atuava por meio de contratos simulados, falsificação de documentos e utilização de empresas de fachada para obter autorizações fraudulentas de desconto nos benefícios. A investigação se baseou em depoimentos, quebras de sigilo e diligências em diversos estados.

A investigação apurou que a Conafer firmou um ACT (Acordo de Cooperação Técnica) com o INSS, possibilitando descontos em folha para associados, porém a maioria das filiações era fraudulenta. Para viabilizar os registros, a entidade contratou a Target Pesquisa de Mercado por R$ 750 mil, sob a justificativa de coletar assinaturas e fichas de adesão em campo.

Leia também:

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

Os documentos eram produzidos artificialmente, e a Target contratou a Premiar Recursos Humanos, designada para realizar a falsificação de informações. Os endereços declarados à Receita Federal pelas empresas envolvidas não coincidiam com suas respectivas localizações.

A Conafer apresentou documentação irregular ao ser questionada pelo INSS, incluindo fichas incompletas, assinaturas ilegíveis ou ausentes, registros com CPFs de beneficiários já falecidos, além de duplicações e dados inconsistentes.

Um ex-funcionário da Premiar descreveu, em detalhes, a manipulação de arquivos em PDF para simular fichas de filiação. Dados como nomes, CPF, datas e assinaturas eram inseridos artificialmente para cumprir os requisitos técnicos do sistema do INSS e possibilitar os descontos.

Um outro representante da empresa informou à Corf (Coordenação de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor, a Ordem Tributária e Fraudes) que a empresa estava envolvida diretamente na manipulação de documentos. Após deixar a empresa, ele relatou ter sofrido ameaças, o que o motivou a denunciar o caso às autoridades.

A Polícia Federal executou, na quarta-feira (14.mai.2025), duas ordens de busca e apreensão no curso da operação Sem Desconto, que apura um esquema de descontos irregulares em aposentadorias e pensões do INSS.

A Polícia Federal informou, em nota, que as ordens judiciais foram autorizadas pela 10ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal e executadas em Presidente Prudente, município do estado de São Paulo.

Os investigados são pessoas vinculadas à Conafer (Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil), uma das entidades sob investigação pela Polícia Federal em relação a fraudes no INSS, conforme noticiado pelo Metrópoles.

O líder da organização seria o empresário mineiro Carlos Roberto Ferreira Lopes. Ele é proprietário da empresa de gado Concepto Vet e da holding Farmlands, sediada nos Estados Unidos. O filho administra uma empresa de mineração em Minas Gerais, a Lagoa Alta.

Fonte: Poder 360

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Conaferfraudes INSSfraudes no INSSINSS
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Brasil

Brasil registra queda histórica na natalidade: dados alarmantes do IBGE em 2024!

10/12/2025 10:03 | 1 min de leitura

● Leonardo e Band em Luto: Morte de Assessora-Chave de Leonardo Dias

10/12/2025 9:37 | 1 min de leitura

● Haddad Comenta Aprovação de Lei Severa Contra Devedores Contumazes em 2025

10/12/2025 10:00 | 1 min de leitura

● Shadow AI: Crescimento Preocupante da Inteligência Artificial Paralela no Brasil e no Mundo!

10/12/2025 9:34 | 2 min de leitura

● ABComm Projeta Faturamento de R$ 224,7 Bi no Natal, Impulsionado por E-commerce e IA

10/12/2025 10:04 | 3 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!