Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Política
  3. A Justiça determinou o bloqueio de R$ 200 milhões dos recursos de Crivella e de outros oito envolvidos em atos de improbidade relacionados à gestão da pandemia

A Justiça determinou o bloqueio de R$ 200 milhões dos recursos de Crivella e de outros oito envolvidos em atos de improbidade relacionados à gestão da pandemia

Os contratos celebrados para a aquisição de insumos teriam sido direcionados a beneficiar a China Meheco Corporation.

Por: Redação ZéNewsAi

14/05/2025 18:49

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A Justiça determinou o bloqueio de 50,5 milhões de reais em bens do ex-prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella, da ex-secretária municipal de Saúde Ana Beatriz Busch Araújo e do ex-subsecretário Ivo Remuszka Junior, em decorrência de improbidade administrativa durante a pandemia.

A medida responde a uma ação protocolada pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e visa contratos celebrados com a China Meheco Corporation referentes à reestruturação de hospitais e à aquisição de equipamentos.

Ademais, a Justiça determinou a indisponibilidade de bens dos empresários Bruno Cavalcanti e Bing Changbao, e das empresas Z FU Consultoria Empresarial (36,9 milhões de reais por réu), China Meheco Corporation (50,5 milhões de reais), Mayers Participações (7,4 milhões de reais) e Marzuk Projetos Especiais (355 mil reais), totalizando o bloqueio de ativos de nove acusados.

Leia também:

Ex-Secretário Derrite Alerta Sobre Retorno do Projeto de Lei e Medidas Contra Crime Organizado

Ex-Secretário Derrite Alerta Sobre Retorno do Projeto de Lei e Medidas Contra Crime Organizado

Ramagem e Bolsonaro Proíbidos nos EUA: Emendas Parlamentares Bloqueadas por Supremo

Ramagem e Bolsonaro Proíbidos nos EUA: Emendas Parlamentares Bloqueadas por Supremo

Rubens Pereira Júnior propõe rito disciplinar sumário para casos urgentes na Câmara

Rubens Pereira Júnior propõe rito disciplinar sumário para casos urgentes na Câmara

De acordo com o MPRJ, os contratos celebrados com a China Meheco foram direcionados a beneficiar a empresa, por meio de licitações e dispensas, durante a pandemia da Covid-19.

A estimativa de prejuízo aos recursos públicos, elaborada pelo MPRJ em colaboração com o TCM-RJ, aponta para 68 milhões de reais, decorrente da compra de equipamentos médicos em excesso, perdas devido à variação cambial e preços elevados em compras emergenciais.

A decisão judicial considera indícios de direcionamento, ausência de planejamento, pagamentos em dólar sem cobertura cambial e a redução indevida de garantias técnicas como justificativas para o bloqueio dos ativos.

Corrupção e desvio de recursos públicos.

O Ministério Público do Rio de Janeiro alega que a empresa Z FU, fundada por Bruno Cavalcanti, obteve 36,9 milhões de reais em comissões, pagos pela fornecedora chinesa, em um período próximo à assinatura dos contratos.

Para o Ministério Público, o pagamento mascarava o repasse de propina em troca de favorecimento. Na ação, Cavalcanti é apontado como arrecadador de caixa dois da campanha de Crivella em 2016, além de ter sido fiador da locação do comitê eleitoral.

De acordo com a ação, Cavalcanti teria acesso a documentos internos da Secretaria Municipal de Saúde e participado da estruturação dos contratos, mesmo não fazendo parte da administração pública.

Ações de agentes públicos foram dolosas, ao beneficiar empresa estrangeira que obteve vantagem indevida (comissão) sobre contratos com a municipalidade, e um empresário que colaborou, de forma aberta e disfarçada, na campanha eleitoral de Marcelo Crivella, conforme a acusação.

Ademais das medidas restritivas, o MPRJ solicita à Justiça a condenação dos réus com base na lei de improbidade administrativa, e das empresas e empresários com fundamento na lei anticorrupção, incluindo o ressarcimento total dos prejuízos causados ao erário e a recuperação dos valores obtidos de maneira ilícita.

Fonte: Carta Capital

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
China MehecoCrivelladesvio de recursosimprobidade administrativa
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Cruzeiro

Cruzeiro fecha com atacante Néiser Villarreal e futuro de Gabigol é tratado!

09/12/2025 11:00 | 1 min de leitura

● Pedro Bial expõe drama com Andrea Bocelli que interrompeu entrevista por tema delicado

09/12/2025 10:46 | 1 min de leitura

● Meteoro Surpreende Moradores do Nordeste: Vídeos e Relatos de Clarão no Céu!

09/12/2025 10:50 | 1 min de leitura

● IA Revoluciona Atendimento e Educação: Tendências e Futuro da Inteligência em 2026

09/12/2025 12:05 | 2 min de leitura

● Mano Menezes anuncia saída do Grêmio após temporada irregular e busca por novos ares!

09/12/2025 12:38 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!