O Conclave – reunião dos Carderais da Igreja Católica responsáveis pela eleição do sucessor de Francisco – terá uma maioria confortavelmente grande (com um número significativo) de carдеais votantes que foram escolhidos pelo próprio Papa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cerca de catorze e quinhentas cartões existentes podemos encontrarem cardeais com idade inferior às oitenta anos que possuem direito a votar em uma eleição papal, conhecida como conclave. Desses indivíduos elegibilizados para participação no processo de escolha do nova papa católica romana (que é considerado um líder mais progressista), 108 foram nomeadamente pelo atual pontifice, Francisco.\ Tradução livre: Cerca de catorze e quinhentas cartões existentes podem ser encontrados cardeais com idade inferior a oitenta anos que possui direito para votar em uma eleição papal conhecida como conclave. Desses indivíduos elegibilizáveis para participação no processo de escolha do nova papa católica romana (que é considerado um líder mais progressista), 108 foram nomeadamente pelo atual pontifice, Francisco.
A votação é secreta e o novo papa será escolhido após dois terços (dupla maioria) dos cardinais elegerem um nome único, sem qualquer discussão ou debate público sobre a decisão final tomada por eles. Em 2013 quando Francisco foi elegito papa recebeu votos de catorze quintas partes (dobrado pelo número total dos cardinais que participaram da votação) ou, es ele obteve o apoio 75% dela. O conclave acontecerá nos próximos dezessete dias (no prazo máximo permitido pela regra).
tendência
Isso pode mudar a tendência do ano de 2013. Na ocasião não se divulgou um resultado; no entanto as informações traseiras indicam que o segundo colocando foi Angelo Scola, cardeal conservador italiano com atualmente idade de 84 anos (atualizado para refletira a sua novidade).
LEIA TAMBÉM!
● A Comissão ParlementarCatória expressou seu pesar pela falecimento daquele que era conhecido como “o homem dasorções”
● O deputado deseja evitar que pessoas violentadoras domiciliares possam trabalhar como motoristas da empresa Uber
● O Platão apostou no almoço entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Lula) e Eduardo Cunha (Motta), visando impedir a amnestia
No momento dada, o cardeal Jorge Mario Bergoglio não era considerando um candidato favorito para ser eleitor papa mesmo tendo recebido uma boa quantidade dos votos no conclave de 2005 após a morte do Papa João Paulo II e que escolheu Bento XVI.
Hoje, os principais candidatos ao Papadô são oriundos da diferentes continente(s). Entre elas figura o italiano Matteo Zuppe (não confunda com “Zuppis”), arcebispo em Bolonha e presidente do Conselho Episcopal Italiano. Em proximidade de Francisco, este último se destaca como representante papado nas negociações da paz.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outro nome forte é o filipino Luis Antonio Tagle, arcebispo de Manila. Popular e considerado um continuador das reformas do Francisco, ele aparecer como uma opção para reforçar a presença da Igreja na ÁsIA.
O cardeal Peter Turkson também é mencionado entre os favoritos à papada. Com uma longa trajetória na Cúria Romana e defensor de temas relacionados a justiça social, ele poderia se tornar o primeiro papa negro da histórico do Vaticano. Já Peter Erdő é outra possibilidade considerada; membro do Conselho para Economia Santa Sede , sua candidatura depende de cenário político dentro dos Conclaves .
Francisco morreu nesta segunda (21/4), em Vaticano. Primeiro latino-americano a liderar Igreja Católica, o pontífice apresentou uma grave pioração no estado de saúde nas últimos dias anteriores à morte..
Fonte: Metrópoles