A Microsoft começa com demissões em larga escala de 9 mil funcionários; os estúdios Xbox serão significativamente impactados
A divisão Xbox confirmou cortes no estúdio mobile King e nas áreas europeias da ZeniMax.

A Microsoft confirmou, na quarta-feira (2), rumores de que iniciou um extenso processo de demissões. A empresa informou que se trata do maior corte realizado desde o começo de 2023, com expectativa de cerca de 9 mil funcionários perderem seus empregos, o que impactará significativamente os estúdios do Xbox.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A empresa pretende reduzir sua força de trabalho em pelo menos 4%, o que equivale a cerca de 9.100 funcionários. Atualmente, a companhia conta com aproximadamente 228 mil empregados em diversos setores e países, e espera que nenhuma área ou região escape a essas mudanças.
Apesar de detalhes mais precisos ainda não serem divulgados, a Bloomberg já possui alguns números concretos. De acordo com a fonte, a divisão Xbox irá cortar 10% dos funcionários da King (aproximadamente 200 pessoas), além de posições que a ZeniMax mantém na Europa.
LEIA TAMBÉM:
● PlayStation: Melhores Jogos em Promoção no Julho – Confira a Lista!
● Dune: Awakening recebe seu primeiro patch pós-lançamento, contendo mais de 300 correções e melhorias
● Anthem recebe data para encerramento de servidores
Phil Spencer declarou, em comunicado obtido pelo The Verge, que a empresa encerrará ou reduzirá o trabalho em determinadas áreas do negócio de games. Ele também reiterou que a decisão ocorre em um momento em que “suas plataformas, hardware e calendário de jogos nunca pareceram tão fortes”, o que não deve ser um conforto para os demitidos.
Os estúdios da Xbox estão em risco.
A Bloomberg relata que, em razão dos distintos fusos horários em que a Microsoft opera, seus escritórios estão recebendo as notícias sobre os cortes em momentos distintos. A expectativa é que o impacto total da decisão só seja compreendido ao final desta quarta-feira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, tornou-se certo que os projetos do Xbox serão bastante impactados, após a empresa não alcançar sua meta de expandir a base de assinantes do Game Pass. Há, inclusive, informações de que alguns estúdios, como a Arkane Austin e a Tango, podem ser totalmente encerrados.
Esta é a quarta grande demissão que a divisão de games sofre nos últimos 18 meses, sendo que todas foram motivadas pelo mesmo motivo. Após a compra massiva da Activision Blizzard, por US$ 69 bilhões, acionistas pressionam o negócio a aumentar sua lucratividade e crescimento em tempo recorde.
As demissões também têm afetado outros setores da empresa, gerando um clima de incerteza geral que impacta muitos colaboradores. A partir de maio deste ano, a organização realizou 6 mil demissões, e há informações de que ela intensificará seus processos de avaliação interna para que os cortes se tornem ainda mais frequentes e numerosos.
Seattle Times, Bloomberg, The Verge
Ex-presidente da Blizzard critica falta de continuidade do Xbox
Fonte por: Adrenaline