Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Outros
  3. A mudança na presidência do Banco Central foi um processo complexo, afirma Haddad

A mudança na presidência do Banco Central foi um processo complexo, afirma Haddad

O ministro da Fazenda declarou que o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, assumiu com “constrangimentos” deixados por Campos Neto.

Por: Redação ZéNewsAi

12/05/2025 13:53

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (12.mai.2025) que a transição de cargo na presidência do BC (Banco Central) foi “complexa” e teve “constrangimentos”.

Não se omitiu de salientar que foi uma transição complexa. Não foi uma transição simples, nem da figura de Guedes para mim, nem da de Roberto Campos para o atual presidente.

Haddad afirmou que foi a primeira vez que o governo federal conviveu por dois anos com um presidente do Banco Central indicado pelo chefe do Executivo anterior. “Falando em português claro, o Roberto Campos é uma pessoa que foi nomeada por Bolsonaro e continua, politicamente, muito próximo [do ex-presidente]”, declarou o ministro.

Leia também:

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

Haddad é uma pessoa de sua confiança, segundo declarou. “Ele que sabe dos constrangimentos que ele herdou, como eu sei dos constrangimentos que eu herdei”, afirmou.

O ex-presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, encerrou seu mandato após dezembro de 2024. O Banco Interbancário (Bial) elogiou seu trabalho e reiterou a perspectiva de elevação da taxa Selic em 2025. Ele afirmou que a saída ocorreu entre “amigos” e expressou gratidão pelo período de atuação no BC.

Galípolo declarou que o Roberto demonstrou generosidade durante todo o processo de transição. Ele utilizava termos como “suave” e “generosidade”, mas a transição foi marcada por uma relação de amizade. Roberto sempre se preocupou com a economia do país em todas as reuniões.

Haddad já afirmou que os aumentos na taxa básica, a Selic, em 2025 foram determinados pela gestão anterior, de Campos Neto. O presidente do BC, Gabriel Galípolo, discordou das declarações do ministro em março. Alegou ter sido “protagonista” na decisão de elevar o juro básico. Ele já havia defendido a alta da Selic em dezembro.

Assista (1min30s):

Crescimento do PIB

Haddad afirmou que o Produto Interno Bruto deverá apresentar crescimento médio de 3% ao ano durante o governo Luiz Inácio Lula da Silva.

O Brasil registrou crescimento de 3,2% em 2023 e 3,4% em 2024. “Podemos concluir os 4 anos do mandato do presidente Lula com a taxa média de crescimento de 3% […]. Eu penso que este ano, mesmo com os juros altos, nós vamos crescer em torno de 2,5%”, declarou em entrevista ao portal UOL nesta 2ª feira (12.mai.2025).

As projeções da SPE, do Ministério da Fazenda, apontam para um crescimento de 2,3% para o Brasil em 2024. O Banco Central estima um aumento de 1,9%, enquanto os agentes do mercado financeiro preveem uma expansão de 2,0%.

Para combater a inflação, o Banco Central elevou a taxa básica, a Selic, para 14,75% ao ano na quarta-feira (7.mai.2025). Trata-se do maior nível desde 2006. A decisão permite novas aumentos no futuro. A próxima reunião ocorrerá em 17 e 18 de junho.

Haddad afirmou acreditar que a economia brasileira possui condições de crescer de maneira equilibrada, em uma taxa próxima à média mundial, sem justificativas para um crescimento inferior.

O ministro afirmou que o governo Lula buscará alcançar as metas do arcabouço fiscal. “O Ministério da Fazenda não está pensando em nada a não ser, do ponto de vista fiscal, cumprir as metas estabelecidas. Não há outro plano de voo que não seja isso até o final do ano que vem”, declarou.

Haddad afirmou que realizará tudo o que for necessário para alcançar as metas fiscais definidas pelo governo.

Fonte: Poder 360

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Banco CentralGabriel GalípoloLuiz Inácio Lula da SilvaRoberto Campos NetoSelic
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Invest

Trump ataca setor de defesa: proíbe dividendos e recompras bilionárias!

08/01/2026 9:26 | 2 min de leitura

● Anemia: O Sinal de Alerta do Corpo que Pode Estar Te Ignorado – Descubra!

08/01/2026 9:29 | 2 min de leitura

● Governo Federal Comemora Invasões aos Três Poderes e Polariza Política!

08/01/2026 11:26 | 2 min de leitura

● ZCash em Crise: Saída Massiva de Equipe Causa Queda de 15% no Mercado!

08/01/2026 11:51 | 1 min de leitura

● ChatGPT Health: OpenAI Revoluciona Saúde com IA, Segurança e Validação Clínica!

08/01/2026 13:15 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!