A ONU alerta que metade dos moradores da Faixa de Gaza estão com fome
20/12/2023 às 7h25
Metade da população de Gaza está passando fome, disse uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta terça-feira (19). Os residentes do território muitas vezes passam dias inteiros sem comer com os frequentes bombardeios, adicionou o órgão.
O Programa Alimentar Mundial (PAM) publicou no X que a ajuda que chega a Gaza não atende às suas necessidades.
Apenas 10% dos alimentos necessários em Gaza foram recebidos nos últimos 70 dias, de acordo com Corinne Fleischer, diretora-regional do PAM para o Oriente Médio, Norte de África e Leste da Europa, em entrevista à CBC News do Canadá no domingo.
Há duas semanas, o PAM informou que a maioria das famílias palestinas em Gaza enfrenta problemas com falta de comida. No norte, esse número chega a 97%, e no sul, 83%.
Segundo o OCHA, muitos palestinos deslocados têm chegado à província de Rafah, no sul de Gaza, em busca de segurança.
Leia também:
BC Alerta: Exposição de Dados Afeta 8 Mil Chaves Pix do BTG Pactual
Bukele afirma que resultados das eleições marcam história e sugere um partido único
Mais de 900 mil pessoas na Califórnia estão sem energia devido a inundações
No dia 19 de terça-feira, o Programa Alimentar Mundial distribuiu cestas básicas para 2.350 pessoas e serviu refeições quentes para outras 1.750 em Rafah, que é a região mais populosa de Gaza, de acordo com o OCHA, que informou isso no dia seguinte, quarta-feira, 20.
Segundo o OCHA, muitas pessoas em Rafah estão formando filas nos pontos de distribuição para receber ajuda com comida, água, abrigo e proteção. No entanto, esses locais de deslocamento improvisados não possuem banheiros adequados e sistemas de água e esgoto, o que é um problema grave.
Na segunda-feira, a Human Rights Watch publicou um relatório acusando Israel de usar a fome como uma arma em Gaza. Eles consideraram isso um “crime de guerra”. Um porta-voz do governo de Israel negou e culpou o Hamas pela falta de alimentos e suprimentos.