Internacional

A ONU alerta que metade dos moradores da Faixa de Gaza estão com fome


A ONU alerta que metade dos moradores da Faixa de Gaza estão com fome
(Foto Reprodução da Internet)

Metade da população de Gaza está passando fome, disse uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta terça-feira (19). Os residentes do território muitas vezes passam dias inteiros sem comer com os frequentes bombardeios, adicionou o órgão.

O Programa Alimentar Mundial (PAM) publicou no X que a ajuda que chega a Gaza não atende às suas necessidades.

Apenas 10% dos alimentos necessários em Gaza foram recebidos nos últimos 70 dias, de acordo com Corinne Fleischer, diretora-regional do PAM para o Oriente Médio, Norte de África e Leste da Europa, em entrevista à CBC News do Canadá no domingo.

Há duas semanas, o PAM informou que a maioria das famílias palestinas em Gaza enfrenta problemas com falta de comida. No norte, esse número chega a 97%, e no sul, 83%.

Segundo o OCHA, muitos palestinos deslocados têm chegado à província de Rafah, no sul de Gaza, em busca de segurança.

No dia 19 de terça-feira, o Programa Alimentar Mundial distribuiu cestas básicas para 2.350 pessoas e serviu refeições quentes para outras 1.750 em Rafah, que é a região mais populosa de Gaza, de acordo com o OCHA, que informou isso no dia seguinte, quarta-feira, 20.

Segundo o OCHA, muitas pessoas em Rafah estão formando filas nos pontos de distribuição para receber ajuda com comida, água, abrigo e proteção. No entanto, esses locais de deslocamento improvisados não possuem banheiros adequados e sistemas de água e esgoto, o que é um problema grave.

Na segunda-feira, a Human Rights Watch publicou um relatório acusando Israel de usar a fome como uma arma em Gaza. Eles consideraram isso um “crime de guerra”. Um porta-voz do governo de Israel negou e culpou o Hamas pela falta de alimentos e suprimentos.


🔥 Recomendado para voçê 🔥