A ONU denuncia o “assassinato” de seis jornalistas palestinos “realizado por Israel” em Gaza
A entidade declara que o Estado israelense “deve respeitar e proteger todos os civis, incluindo os jornalistas”, e recorda que “pelo menos 242 profissio…

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos condenou o assassinato por parte do Exército israelense de seis jornalistas palestinos ocorrido na noite de domingo (10) em Gaza, em um comunicado no X. O organismo acusou Israel de ter visado a tenda onde estavam cinco funcionários da rede catar Al Jazeera, o que constitui uma grave violação do direito internacional humanitário. Um jornalista independente que colaborava ocasionalmente com meios locais também faleceu no ataque.
O Alto Comissariado enfatizou que Israel deve respeitar e proteger todos os civis, incluindo os jornalistas, ao relembrar que “pelo menos 242 jornalistas palestinos foram assassinados na Faixa de Gaza” desde 7 de outubro de 2023, quando um ataque do Hamas em Israel desencadeou a ofensiva no território.
“Exigimos um acesso imediato, seguro e sem obstáculos a Gaza para todos os jornalistas”, acrescentou.
Leia também:

Protestos em massa na Europa pedem fim à guerra em Gaza e flutuantes

Luizianne Lins se recusa a acordo de Israel após interceptação de flotilha

Milei provoca incidentes com detidos durante ato de campanha na Argentina
Entre os sobreviventes do bombardeio está Anas al Sharif, de 28 anos, um dos nomes mais reconhecidos entre os jornalistas que cobriam o conflito diariamente.
O Exército israelense alegou que ele era um de seus alvos, classificando-o como um “terrorista” que “se passava por jornalista”.
A organização Repórteres sem Fronteiras (RSF) denunciou, por sua vez, “com força e indignação o assassinato reivindicado” por Israel de Al Sharif, que era “a voz do sofrimento imposto por Israel aos palestinos de Gaza”.
Gaza: Condenamos o assassinato de 6 jornalistas palestinos pelo exército israelense, ao atacar sua tenda, grave violação do direito humanitário internacional. Israel deve respeitar e proteger todos os civis, incluindo jornalistas. Pelo menos 242 jornalistas palestinos foram mortos em Gaza…
Direitos Humanos da ONU (@UNHumanRights) 11 de agosto de 2025
Com informações da AFP
Publicado por Nícolas Robert
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)