Internacional

A ONU registra 297 mortes em abrigos desde o início da guerra em Gaza


A ONU registra 297 mortes em abrigos desde o início da guerra em Gaza
(Foto Reprodução da Internet)

Segundo o Ocha, pelo menos 297 pessoas deslocadas em Gaza morreram desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, até sábado passado.

O número corresponde a pessoas estavam abrigados em instalações administradas pela Agência das Nações Unidas de Assistência e Obras para Refugiados da Palestina no Oriente Próximo (UNRWA).

Mais de 1.032 palestinos que estavam abrigados foram feridos, de acordo com um comunicado da Ocha. As escolas da UNRWA na faixa também foram danificadas.

Ataque causa muitas mortes em campo de refugiados em Gaza (110 mortos)

Um ataque ocorreu em um campo de refugiados em Gaza, resultando na morte de 110 pessoas. As informações foram divulgadas pela CNN 360º.

“Setenta das escolas danificadas são da UNRWA, com pelo menos 56 servindo como abrigos para deslocados internos [pessoas deslocadas internamente]”; a declaração aponta. “Várias escolas, incluindo escolas da UNRWA, foram diretamente atingidas por ataques aéreos israelenses ou por bombardeios de tanques.”

Em resumo, mais de 1,9 milhão de palestinos, que são mais de 85% da população de Gaza, foram deslocados pela região a partir de 7 de outubro, segundo a UNRWA. A maioria deles, cerca de 1,4 milhão de pessoas, está abrigada nas instalações da organização.

Em Rafah, uma cidade localizada na fronteira entre Palestina e Egito, ocorre diariamente uma grande quantidade de conflitos disputando autoridade e controle sobre esse território tão controverso. Durante esses confrontos, é comum haver um intenso uso de elementos bélicos e grave convulsão social, o que configura a situação local como uma zona de combate intenso.

De acordo com o Ocha, a parte sul de Gaza se tornou a área mais densamente povoada do enclave, com 12.000 pessoas por quilômetro quadrado. Isso ocorreu devido à chegada de muitas pessoas deslocadas em busca de segurança desde o dia 3 de dezembro.


🔥 Recomendado para voçê 🔥