A Oracle planeja investir 40 bilhões de dólares em 400 mil GPUs NVIDIA, em decorrência do projeto Stargate

A Oracle auxilia na criação de um dos maiores data centers do mundo, que inicialmente servirá à OpenAI.

25/05/2025 15h19

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

A Oracle planeja investir US$ 40 bilhões para adquirir GPUs da NVIDIA e construir um novo data center em Abilene, Texas. A instalação, após sua conclusão, deverá ser uma das maiores do mundo e desempenhar um papel importante no projeto Stargate.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O projeto é liderado pela SoftBank e OpenAI, que arrecadam US$ 500 bilhões para investir em infraestrutura de IA não apenas nos EUA, mas também no restante do mundo. A OpenAI já possui uma licença para utilizar a nova instalação com investimento da Oracle pelos próximos 15 anos.

De acordo com informações do Financial Times, o data center deverá ser inaugurado em meados de 2026, incluindo aproximadamente 400 mil unidades do acelerador GB200 da NVIDIA. A construção ocorrerá de forma acelerada agora que a OpenAI cancelou seu contrato de exclusividade com os Estados Unidos, uma vez que os servidores da empresa se mostraram insuficientes para a proprietária do ChatGPT.

LEIA TAMBÉM:

O centro de dados recém-construído se estenderá por oito edifícios, abrangendo uma área de 875 acres no Texas. Além disso, a instalação necessitará de 1,2 gigawatts de energia para operar, o que poderá afetar a rede elétrica local.

Oracle colabora com OpenAI, SoftBank e Árabe MGX no projeto Stargate.

A participação da empresa MGX, de controle público pelo governo dos Emirados Árabes Unidos, se destaca nas parcerias do projeto Stargate. Isso explica, em parte, que uma das primeiras instalações do projeto fora dos EUA está prevista para Abu Dhabi.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O data center em território árabe seria ainda maior do que o previsto para o Texas, incluindo mais de dois milhões de aceleradores NVIDIA. A instalação deverá consumir 5 gigawatts de energia, o que representa um aumento significativo em relação aos 500 megawatts necessários para o data center de Abilene.

TechSpot

Fonte: Adrenaline

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.