A Organização das Nações Unidas afirma que as capacidades de enriquecimento de urânio do Irã foram afetadas
A infraestrutura elétrica e os geradores de reserva foram completamente destruídos; a ausência de energia pode ter comprometido a unidade de enriquecimento de urânio.
Os ataques israelenses diminuíram “sensivelmente”, mas não totalmente, a capacidade de enriquecimento nuclear do Irã, afirmou o diretor do Órgão de Inspeção Nuclear das Nações Unidas.
O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica, Rafael Grossi, informou a Christiane Amanpour, da CNN, que os ataques comprometeram várias instalações nucleares, com Natanz sofrendo o maior dano.
A unidade de enriquecimento de urânio na superfície foi “totalmente destruída”, e suas estruturas elétricas também foram “desativadas”, resultando em falhas nas instalações subterrâneas.
Leia também:
Ramón Díaz Sob Pressão: Crise no Internacional e Pedidos de Demissão
André Carrillo no Internacional? Craque do Corinthians fala sobre conversa com Ramón Díaz
Venezuela rejeita anúncio dos EUA sobre recompensa pela prisão de Maduro: “Patético”
Cerca de três ou quatro edifícios na região central nuclear de Isfahã também sofreram danos “significativos”, embora suas instalações subterrâneas não tenham sido afetadas.
Grossi afirmou que o local de enriquecimento de Fordow, no Nordeste do Irã, não apresenta grandes danos além de “impactos perimetrais”.
Grossi, quando questionado sobre o tempo que o Irã precisaria para, teoricamente, desenvolver uma arma nuclear, indicou que não se trataria de um processo diário, mas tampouco de um empreendimento de longa duração.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)