A infraestrutura elétrica e os geradores de reserva foram completamente destruídos; a ausência de energia pode ter comprometido a unidade de enriquecimento de urânio.
Os ataques israelenses diminuíram “sensivelmente”, mas não totalmente, a capacidade de enriquecimento nuclear do Irã, afirmou o diretor do Órgão de Inspeção Nuclear das Nações Unidas.
O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica, Rafael Grossi, informou a Christiane Amanpour, da CNN, que os ataques comprometeram várias instalações nucleares, com Natanz sofrendo o maior dano.
A unidade de enriquecimento de urânio na superfície foi “totalmente destruída”, e suas estruturas elétricas também foram “desativadas”, resultando em falhas nas instalações subterrâneas.
Cerca de três ou quatro edifícios na região central nuclear de Isfahã também sofreram danos “significativos”, embora suas instalações subterrâneas não tenham sido afetadas.
Grossi afirmou que o local de enriquecimento de Fordow, no Nordeste do Irã, não apresenta grandes danos além de “impactos perimetrais”.
Grossi, quando questionado sobre o tempo que o Irã precisaria para, teoricamente, desenvolver uma arma nuclear, indicou que não se trataria de um processo diário, mas tampouco de um empreendimento de longa duração.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!