A Organização das Nações Unidas alerta que a humanidade precisará aprender a lidar com ondas de calor

Em decorrência das alterações climáticas provocadas pela humanidade, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) alerta que o calor extremo está se intens…

01/07/2025 12h19

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Ondas de Calor e Mudanças Climáticas: Um Novo Cenário Global

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) afirmou nesta terça-feira (1º) que o mundo terá que aprender a conviver com as ondas de calor, enquanto a Europa enfrenta altas temperaturas há dias. “Como resultado da mudança climática causada pelo homem, o calor extremo está se tornando mais frequente e intenso. É algo com o qual temos que aprender a conviver”, disse a porta-voz da OMM, Clare Nullis. “O que podemos esperar para o futuro? Mais do mesmo, até pior”, acrescentou. Nullis observou que julho é tradicionalmente o mês mais quente do ano no Hemisfério Norte, mas que episódios de calor extremo tão cedo quanto nestas semanas são raros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A porta-voz mencionou um “assassino silencioso”, alertando que o número de mortes ligadas ao calor tende a ser subestimado nas estatísticas oficiais, em comparação com mortes causadas por ciclones tropicais, por exemplo. ” Temos o conhecimento, temos as ferramentas, podemos salvar vidas”, ressaltou. De acordo com a agência da ONU, alertas antecipados e planos de ação coordenados são fundamentais para proteger a população.

A onda de calor na Europa Ocidental é resultado de diversos fatores, incluindo o “ar quente do Norte da África” e o aumento da temperatura da superfície do mar no Mediterrâneo, o que tende a intensificar as temperaturas extremas em terra, explicou Nullis.

LEIA TAMBÉM:

Com informações da Agência France-Presse.

Fonte por: Jovem Pan

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.