A passagem de Rafah deve abrir neste domingo, que poderia permitir a entrada de brasileiros
12/11/2023 às 6h12
A fronteira de Rafah, localizada no sul da Faixa de Gaza, será reaberta no próximo domingo (12). Isso permitirá que estrangeiros e familiares possam continuar saindo do local. A medida é uma resposta aos ataques do grupo Hamas que têm ocorrido na região.
As autoridades locais anunciaram a reabertura da passagem na fronteira com o Egito. No entanto, o Itamaraty ainda não confirmou essa informação.
Um grupo de 34 brasileiros e suas famílias está tentando sair da Faixa de Gaza com a ajuda do governo brasileiro. O governo de Israel permitiu que os nomes deles fossem incluídos na lista de pessoas autorizadas a atravessar a fronteira e deixar a região. No entanto, eles se dirigiram aos portões de Rafah na sexta-feira (10), mas a passagem foi fechada novamente, impedindo sua saída.
A saída dos estrangeiros de Gaza depende primeiro que todas as ambulâncias com feridos sejam autorizadas a passar. Os veículos têm sido impedidos de sair por causa de ataques na região onde estão localizados os hospitais no Norte de Gaza. Com isso, não há como garantir a saída das ambulâncias em segurança.
Os nomes dos 34 brasileiros e familiares foram incluídos na lista de estrangeiros a autorizados a deixar Gaza na noite de quinta-feira (9), no horário de Brasília.
Leia também:
BC Alerta: Exposição de Dados Afeta 8 Mil Chaves Pix do BTG Pactual
Bukele afirma que resultados das eleições marcam história e sugere um partido único
Mais de 900 mil pessoas na Califórnia estão sem energia devido a inundações
Algumas pessoas brasileiras não puderam sair de Gaza e, por isso, ficaram abrigadas em Rafah, perto da fronteira. Outro grupo, incluindo Hasan Rabee, voltou para Khan Yunis e está hospedado na casa de parentes.
Das 34 pessoas esperando para viajar para o Brasil, 22 têm dupla nacionalidade brasileira palestina, nove são palestinos e dois são de outros países. Quinze pessoas são menores, incluindo três bebês e seis crianças.
Desde 1º de novembro, foram divulgadas seis listas de estrangeiros que podem atravessar a fronteira. Nenhuma dessas listas inclui brasileiros. Até agora, cerca de 3.432 pessoas receberam autorização para sair da Faixa de Gaza.
Muitos brasileiros deixam o seu país de origem para viver em outros lugares.
Após a saída, o grupo de brasileiros fará um trajeto de 55 km por via terrestre até chegar ao aeroporto de Al-Arish, no Egito. É neste local onde uma aeronave da Presidência da República já espera os brasileiros, no Cairo, para fazer a viagem de volta ao Brasil.
Além de materiais de ajuda, o avião também tem uma equipe de médico, enfermeiro e psicólogo para ajudar a todos. Esperamos que o primeiro voo com pessoas voltando de Gaza chegue ao Brasil no domingo (12).
O presidente Lula (PT) quer acolher os brasileiros que estão chegando de Gaza na Base Aérea de Brasília.