A Petrobras deverá produzir 35% da demanda por fertilizantes em dois anos, conforme declaração de Teixeira
O ministro da Agricultura Familiar declara que o Brasil é o “celeiro” mundial e necessita de fertilizantes importados.

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira (PT), afirmou nesta terça-feira (22.jul.2025) que a Petrobras irá produzir 35% dos fertilizantes utilizados pela agricultura brasileira nos próximos dois anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ele teve uma reunião com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), na 5ª reunião do Confert (Conselho Nacional de Fertilizantes e Nutrição de Plantas).
A Petrobras pretende atender 35% da demanda brasileira por fertilizantes nos próximos dois anos, atualmente totalmente importada.
LEIA TAMBÉM:
● Museu Tailandês remove obras de minorias devido à pressão da China
● Trump questiona números oficiais sobre o mercado de trabalho
● Motta afirma que a anistia desvia a atenção de outras questões prioritárias do Brasil
Teixeira afirmou que o Brasil é o “celeiro” do mundo e depende da importação de fertilizantes, como os da Rússia, por exemplo. Ele considerou que se trata de um avanço para a “soberania alimentar”.
Teixeira afirmou que a Petrobras recuperou quatro unidades de produção de ureia. Indicou que o Brasil ainda necessitará importar o produto de outros países, mas espera que se estabeleça uma política de Estado para assegurar que os próximos governos promovam a autonomia na produção de fertilizantes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Ainda enfrentamos problemas na importação de insumos. É preciso atenção, mas hoje foi uma reunião de esperança, considerando que o Brasil passa a ter um horizonte de garantir autonomia na produção de fertilizantes”, declarou Teixeira.
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, declarou em 16 de abril deste ano que a produção de fertilizantes nitrogenados no Brasil demandaria um volume de 30 milhões m³/dia (metros cúbicos por dia) de gás natural, caso o país atendesse integralmente à demanda interna.
A empresa estatal conta com 4 unidades industriais de produção de fertilizantes.
Fonte por: Poder 360