Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Política
  3. A PF aponta que ‘Abin paralela’ espionou cerca de 1,8 mil celulares no governo Bolsonaro

A PF aponta que ‘Abin paralela’ espionou cerca de 1,8 mil celulares no governo Bolsonaro

A investigação revela que a agência de inteligência foi empregada no acompanhamento de indivíduos considerados adversários da administração, bem como de funcionários, jornalistas, deputados, senadores e integrantes do Poder Judiciário.

Por: Redação ZéNewsAi

18/06/2025 20:23

3 min de leitura

Brasília (DF) 05/12/2024 A Agência Brasileira de Inteligência (A...
▼

O esquema de espionagem ilegal montado na Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) monitorou quase 1,8 mil telefones entre fevereiro de 2019 e abril de 2021, conforme investigações da Polícia Federal (PF) sobre a chamada “Abin Paralela”. Segundo a PF, Bolsonaro era “centro decisório” e definiu alvos de espionagem ilegal. Procurada, a defesa do ex-presidente ainda não se manifestou. De acordo com o relatório final da PF, 34 credenciais do programa israelense First Mile foram utilizadas para espionar 1.796 terminais telefônicos, resultando em 60.734 consultas feitas de forma irregular. O software é capaz de rastrear celulares explorando vulnerabilidades nas redes de telefonia 2G e 3G do Brasil.

A reportagem obteve acesso a um relatório de 1.125 páginas, cujo sigilo foi removido nesta quarta-feira (18) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. As investigações indicam que a agência de inteligência foi utilizada para monitorar opositores do governo Bolsonaro, além de funcionários, jornalistas, deputados, senadores e membros do Poder Judiciário. O relatório detalha um aumento no uso do sistema de vigilância em outubro de 2020, mês das eleições municipais. A Polícia Federal classificou as vítimas da espionagem em oito categorias: geral, servidores do TSE e institutos de pesquisa, Poder Judiciário, Poder Legislativo, Ministério Público, servidores públicos, proteção do núcleo político e contexto não identificado.

O monitoramento incluía os ministros do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso. Também foi alvo de vigilância o advogado Rafael Fontelles, sobrinho de Barroso. De acordo com a Polícia Federal, o intuito era obter informações que pudessem prejudicá-lo em um processo bilionário envolvendo o banco Itaú, do qual era sócio. A ação tramitava no Supremo, o que motivou a vigilância. Contudo, o caso estava sob relatoria do ministro Luiz Fux, e não de Barroso.

Leia também:

Senador Girão Busca Apoio Urgente nos EUA contra ‘Ditadura da Toga’

Senador Girão Busca Apoio Urgente nos EUA contra ‘Ditadura da Toga’

Hugo Motta e Uber em choque: PL para motoristas de aplicativos em nova rodada!

Hugo Motta e Uber em choque: PL para motoristas de aplicativos em nova rodada!

Lula critica governos e desinformação nas redes sociais: “Fim da mentira” em 2026?

Lula critica governos e desinformação nas redes sociais: “Fim da mentira” em 2026?

O então presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM, época), e a então deputada Joice Hasselmann (PSDB, época) foram acompanhados fisicamente durante um jantar. A operação foi autorizada por Alexandre Ramagem e executada por agentes em uma viatura da Polícia Federal. O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e sua esposa, Analine Castro, foram investigados por ordem expressa de levantar “todos os podres” do casal.

Senadores da CPI da Pandemia também foram alvo. Renan Calheiros (MDB), Omar Aziz (PSD) e Randolfe Rodrigues (REDE, Época) foram monitorados, com pedidos para investigar assessores, levantar informações negativas e mapear ligações com a Transpetro. Eles também sofreram ataques coordenados nas redes sociais. Outros parlamentares monitorados incluem os deputados Gustavo Gayer (PL), Kim Kataguiri (DEM, Época), Evair Vieira de Melo (PP) e João Campos (PSB), hoje prefeito de Recife (PE), além do senador Alessandro Vieira (MDB) e do advogado Walfrido Warde.

O jornalista Reinaldo Azevedo foi alvo de coleta de artigos e reportagens, notadamente aqueles que abordavam a denominada “Abin Paralela”. Ele também sofreu ataques coordenados com o emprego de perfis falsos e campanhas de desinformação. A jornalista Vera Magalhães enfrentou um monitoramento similar e se tornou vítima das mesmas estratégias de difamação.

A jornalista Luiza Bandeira tornou-se alvo após divulgar investigações críticas ao governo. Um indivíduo, identificado como “Frank” (sobrenome Bormevet), ordenou que ela sofresse intimidação e que suas informações fossem divulgadas de forma sensacionalista. A mãe da jornalista, a professora Nilza Gonzaga Alves, também foi incluída em vigilância e teve sua localização rastreada por meio de ferramentas de geolocalização.

Com informações do Estadão Conteúdo Publicado por Fernando Dias

Fonte por: Jovem Pan

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Abin paralelaBolsonarocoleta de dadosespionagem AbinFirst Mileinvasão de privacidadePFSupremo Tribunal Federalvigilância telefônica
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Receitas

Receitas de Almoço Deliciosas e Práticas: Frango Gratinado, Canelone e Couve-Flor!

22/01/2026 13:03 | 2 min de leitura

● Empresas de Sucesso Revelam: O Segredo para Evoluir e Não Desaparecer!

22/01/2026 15:06 | 3 min de leitura

● Nikolas Ferreira lidera marcha chocante na BR-040: PRF acompanha situação!

22/01/2026 13:25 | 1 min de leitura

● Fies 2026: MEC Abre Processo Seletivo com 67 Mil Vagas – Descubra Como se Inscrever!

22/01/2026 15:10 | 1 min de leitura

● Leilão da Polícia Federal SP: Veículos, Joias e Tesouros Históricos à Venda!

22/01/2026 13:46 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!