A PF apura casos de desvio de emendas parlamentares no Distrito Federal

Polícia investiga desvios em recursos públicos destinados a competições esportivas virtuais.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A Polícia Federal e a Controladoria Geral da União iniciaram na terça-feira (29) uma operação para apurar o desvio de emendas parlamentares destinadas à realização de eventos de esportes digitais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A operação, denominada Korban, realizou 16 mandados de busca e apreensão nos estados do Acre, Paraná e Goiás, além do Distrito Federal. O objetivo é apurar possíveis irregularidades na aplicação de recursos públicos federais, direcionados à Associação Moriá entre 2023 e 2024. Outras empresas também estão sob investigação.

Os recursos financeiros foram disponibilizados por meio de convênios com o Ministério do Esporte, com financiamento proveniente de emendas parlamentares, para a promoção de competições esportivas digitais durante o período.

LEIA TAMBÉM!

A medida de suspensão de bens visa impedir o ocultação de patrimônio por pessoas de direito.

A suspensão de novos repasses de recursos federais à associação investigada, juntamente com a proibição de que a entidade transfira valores às empresas subcontratadas no âmbito dos termos de fomento analisados, estão entre as medidas definidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

As custas de indisponibilidade de bens podem atingir 25 milhões, considerando os patrimônios dos envolvidos. Entre os bens apreendidos, encontram-se veículos e imóveis. Contas bancárias de empresas investigadas estão sob bloqueio.

O desvio desses recursos pode, segundo a CGU, comprometer a qualidade da capacitação profissional e digital oferecida nesses eventos a estudantes da rede pública de ensino. A aplicação de recursos públicos visava promover o desenvolvimento de alunos da rede pública de ensino por meio de cursos profissionalizantes na área de jogos digitais e e-sports, além de atividades pedagógicas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Receba notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp

Fonte por: Brasil de Fato

Sair da versão mobile