A polícia britânica investiga um duo de rappers que incitou o público a solicitar a “morte” das Forças de Defesa de Israel
A polêmica que aconteceu no festival de Glastonbury ganhou repercussão internacional na segunda-feira, quando os Estados Unidos cancelaram os vistos de …

Investigação Policial em Comentários Anti-Israel em Festival de Música
A polícia britânica iniciou uma investigação nesta segunda-feira (30) em resposta a comentários contra Israel proferidos no sábado pela dupla de rap Bob Vylan durante sua apresentação no festival de Glastonbury. No show, um dos rappers solicitou ao público que cantasse “Morte, morte à IDF!”, o acrônimo das Forças de Defesa de Israel.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A polícia de Avon e Somerset, no sudoeste, informou que, após analisar as gravações de vídeo e áudio dos shows, “decidiu que é necessário continuar investigando e foi iniciada uma investigação criminal”. A polêmica ganhou repercussão internacional na segunda-feira, quando os Estados Unidos revogaram os vistos dos dois rappers, meses antes de sua turnê americana. “Estrangeiros que glorificam a violência e o ódio não são bem-vindos em nosso país”, publicou o subsecretário de Estado, Christopher Landau, no X.
Além de Bob Vylan, a investigação inclui a banda norte-irlandesa Kneecap, que também fez comentários contra Israel no palco deste importante festival britânico. Os comentários proferidos durante o show de sábado foram amplamente condenados, com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, declarando que “não há desculpa para esse tipo de discurso de ódio terrível”.
LEIA TAMBÉM:
● “Sem apoio financeiro, ele teria que retornar para a África do Sul”, afirma Trump sobre Elon Musk
● A Organização das Nações Unidas alerta que a humanidade precisará aprender a lidar com ondas de calor
● Trump não descarta analisar a possibilidade de deportar Donald Trump
A BBC, responsável pela transmissão ao vivo do show da dupla em sua plataforma dedicada ao festival, afirmou lamentar não ter interrompido a transmissão. A emissora “lamenta” não ter interrompido o show do grupo de rap Bob Vylan, que fez comentários anti-Israel durante sua apresentação no Festival de Glastonbury no sábado, informou o grupo de transmissão pública nesta segunda-feira (30).
A BBC observou que “milhões de pessoas” assistiram à sua cobertura do festival, mas uma apresentação nas transmissões ao vivo incluiu comentários profundamente ofensivos. “A BBC respeita a liberdade de expressão, mas se opõe veementemente à incitação à violência”, acrescentou a emissora. O regulador Office of Communications (Ofcom) considerou que a emissora tem “respostas” a dar sobre esse assunto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com informações do Estadão, Conteúdo publicado por Sarah Paula.
Fonte por: Jovem Pan