A Polícia Federal executa ação em cidades suspeitas de conceder ilegalmente portes de arma - ZéNewsAi

A Polícia Federal executa ação em cidades suspeitas de conceder ilegalmente portes de arma

19/12/2023 às 18h45

Por: José News
Imagem PreCarregada

Nesta terça-feira (19), a Polícia Federal (PF) iniciou a Operação Acrasia, com o objetivo de realizar buscas e apreensões em cinco cidades. A operação investiga suspeitas de concessão ilegal de portes e posse de armas de fogo. A PF cumprirá um total de 11 mandados.

Continua depois da publicidade

60 agentes estão cumprindo mandados em cinco cidades do Ceará: Quixadá, Boa Viagem, Irauçuba, Aracati e Itaitinga.

Durante a manhã de hoje, 12 armas foram apreendidas pelos policiais e uma pessoa foi presa em flagrante em Fortaleza.

De acordo com a Polícia Federal, foram encontrados sinais de crimes como falsificação de informações, uso de documentos falsos e usurpação de funções públicas na concessão ilegal de porte de arma de fogo por gestores municipais a guardas municipais dessas cidades.

De acordo com a investigação, as concessões ilegais ocorreram por meio da emissão de carteiras que permitem que os guardas municipais portem armas de forma ilegal, além do porte e posse ilegal de armas de fogo por funcionários públicos municipais.

LEIA TAMBÉM:

O porte legal de armas de fogo a guardas municipais só pode ser concedido pela Polícia Federal.

Os suspeitos podem ser responsabilizados por cometerem crimes como assumir funções públicas indevidas, utilizar documentos falsos, cometer falsidade ideológica e ter posse, porte ou envolvimento no comércio ilegal de armas de fogo. As punições para esses crimes podem chegar a até 20 anos de prisão.

A prefeitura de Quixadá emitiu uma nota.

A operação investiga o caso de Guardas Civis Municipais que possuem e portam ilegalmente armas de fogo. A Polícia Federal esteve na sede da Guarda Civil Municipal, sendo recebida pelo Secretário Armstrong Braga. Nada de irregular foi encontrado durante as buscas no local.

A operação dessa manhã não apura nenhum tipo de irregularidade ou ato ilícito cometido pela atual gestão, se restringindo apenas a investigação acima citada e que acontece de forma paralela em outros municípios do Ceará.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.