Brasil

A Polícia Federal executa ação em cidades suspeitas de conceder ilegalmente portes de arma


A Polícia Federal executa ação em cidades suspeitas de conceder ilegalmente portes de arma
(Foto Reprodução da Internet)

Nesta terça-feira (19), a Polícia Federal (PF) iniciou a Operação Acrasia, com o objetivo de realizar buscas e apreensões em cinco cidades. A operação investiga suspeitas de concessão ilegal de portes e posse de armas de fogo. A PF cumprirá um total de 11 mandados.

60 agentes estão cumprindo mandados em cinco cidades do Ceará: Quixadá, Boa Viagem, Irauçuba, Aracati e Itaitinga.

Durante a manhã de hoje, 12 armas foram apreendidas pelos policiais e uma pessoa foi presa em flagrante em Fortaleza.

De acordo com a Polícia Federal, foram encontrados sinais de crimes como falsificação de informações, uso de documentos falsos e usurpação de funções públicas na concessão ilegal de porte de arma de fogo por gestores municipais a guardas municipais dessas cidades.

De acordo com a investigação, as concessões ilegais ocorreram por meio da emissão de carteiras que permitem que os guardas municipais portem armas de forma ilegal, além do porte e posse ilegal de armas de fogo por funcionários públicos municipais.

O porte legal de armas de fogo a guardas municipais só pode ser concedido pela Polícia Federal.

Os suspeitos podem ser responsabilizados por cometerem crimes como assumir funções públicas indevidas, utilizar documentos falsos, cometer falsidade ideológica e ter posse, porte ou envolvimento no comércio ilegal de armas de fogo. As punições para esses crimes podem chegar a até 20 anos de prisão.

A prefeitura de Quixadá emitiu uma nota.

A operação investiga o caso de Guardas Civis Municipais que possuem e portam ilegalmente armas de fogo. A Polícia Federal esteve na sede da Guarda Civil Municipal, sendo recebida pelo Secretário Armstrong Braga. Nada de irregular foi encontrado durante as buscas no local.

A operação dessa manhã não apura nenhum tipo de irregularidade ou ato ilícito cometido pela atual gestão, se restringindo apenas a investigação acima citada e que acontece de forma paralela em outros municípios do Ceará.


🔥 Recomendado para voçê 🔥