O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) irá cancelar todos os acordos de cooperação técnica estabelecidos com entidades, visando interromper um esquema de desvio de recursos de aposentados. A decisão se segue à operação da Polícia Federal (PF) que impactou o órgão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão foi confirmada em entrevista realizada no Palácio do Planalto nesta quinta-feira (24/4) pelo ministro da Controladoria-Geral da União, Vinicius Carvalho, e pela diretora de Orçamentos, Finanças e Logística do INSS, Débora Floriano.
Todos os acordos de cooperação técnica em vigor serão suspensos para uma reorganização do sistema, explicou Carvalho. “Essa suspensão viabilizará que os recursos que iriam para as associações neste mês de maio já não vão para as associações. Vão ser retidos e, na próxima folha de pagamento, serão restituídos aos aposentados”, disse o ministro.
LEIA TAMBÉM!
● A Suíça defende que países industrializados devem financiar ações de combate às mudanças climáticas
● Ministério da Agricultura investiga óbitos de cavalos após ingestão de ração
● A tendência climática indica que a influência da massa de ar frio diminui e as temperaturas se tornam mais brandas na próxima semana
A restituição dos valores descontados irregularmente será realizada, no entanto, o prazo e o plano ainda não foram estabelecidos pelo governo.
Carvalho anunciou que as associações são as principais responsáveis pelas fraudes. É necessário aprofundar a investigação e realizar um processo de reorganização para identificar quais descontos foram irregulares e quais não foram. O ministro ressaltou que não é possível, neste momento, determinar o número de pessoas prejudicadas pelo esquema.
Fonte: Metrópoles
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE