A possível prisão de Bolsonaro não alterará o cenário político nas eleições de 2026, afirma Eurasia
Christopher Garman, diretor executivo para as Américas do grupo Eurasia, acredita que uma eventual condenação do ex-presidente não reduzirá seu capital político e influência no campo da direita.

A possível condenação e prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não deve alterar em grande medida o panorama eleitoral para as eleições presidenciais de 2026, conforme análise de Christopher Garman, diretor-executivo para as Américas do grupo Eurasia.
Mesmo com a semana marcante na política brasileira, devido ao depoimento de Bolsonaro perante o Supremo Tribunal Federal sobre acusações de tentativa de golpe de Estado, o ex-presidente continuará exercendo influência política, mesmo que haja uma possível condenação.
O analista avalia que Bolsonaro será visto por sua base como vítima de perseguição política pelo STF, o que não diminuirá seu capital político eleitoral. “Uma condenação e um provável mandado de prisão não deve diminuir o seu capital político eleitoral”, afirma Garman.
Leia também:

Janja declara envio de ajuda humanitária do Brasil à Faixa de Gaza e critica países ricos

Ciro Gomes deixa o PDT e avalia PSDB e União como novas opções políticas

Zanin derruba lei de desoneração, mas mantém reoneração gradual em decisão crucial
O diretor da Eurasia avalia que Bolsonaro permanecerá como figura central na definição do cenário da oposição em 2026, “seja dentro ou fora da prisão”. Ele acredita que a escolha do ex-presidente para concorrer à presidência nas próximas eleições terá boas chances de alcançar o segundo turno.
Cenários para a direita.
Garman aponta que a unidade ou fragmentação da direita dependerá das decisões de Bolsonaro. “Somente Bolsonaro que vai pautar se a direita chegará dividida ou unificada no ano que vem”, destaca.
Se ele decidir apoiar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, a oposição tende a se unir. Por outro lado, caso escolha um membro de sua família para representá-lo, a direita poderá se fragmentar no primeiro turno.
O analista conclui que, com qualquer decisão judicial, Bolsonaro continuará como figura central na definição das estratégias e alianças da oposição nas próximas eleições majoritárias.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)