A postura e o estilo de jogo são fatores cruciais para que o Textor possa dispensar Renato Paiva
Clube informa rescisão do contrato do técnico português após a derrota para o Palmeiras na disputa pelo Mundial de Clubes.

Quando Renato Paiva se apresentou ao Botafogo, em fevereiro, a promessa foi de um “futebol ofensivo” e algo que “agradaria ao torcedor”. Não cumprindo o que foi dito em campo, o desempenho da equipe contra o Palmeiras, nas oitavas de final do Mundial de Clubes no último sábado (28), foi a “gota d’água” para John Textor decidir pela demissão do treinador português.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Uma proposta de jogo ofensiva, mantendo a posse de bola na maior extensão possível e, quando perdemos, recuperá-la o mais rápido possível”, declarou Renato Paiva, ao ser apresentado no Botafogo em 28 de fevereiro, em relação à sua estratégia de jogo.
A atitude defensiva em relação ao adversário brasileiro incomodou John Textor, que manifestou sua insatisfação ao setor de futebol, abrangendo jogadores, após a derrota por 1 a 0 no Lincoln Financial Field.
LEIA TAMBÉM:
● Botafogo informa tempo de afastamento do zagueiro após procedimento cirúrgico
● O Botafogo tem a prática de trocar de técnico a cada seis meses com John Textor; recordação
● Renato Paiva demonstra incertezas em relação ao time inicial do Botafogo para o jogo contra o Palmeiras
O empresário não concordou com a estratégia de Renato Paiva, que manteve a formação com três volantes. Danilo Barbosa, em substituição a Gregore, jogou ao lado de Allan e Marlon Freitas.
Paiva empregou essa estratégia nas partidas contra PSG e Atlético de Madrid, embora o desejo fosse que o Botafogo adotasse uma abordagem diferente em confrontos com equipes brasileiras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A insatisfação com o desempenho do Botafogo já era evidente internamente, porém John Textor manteve a pressão por uma mudança no comando técnico até o Mundial de Clubes.
Em suas cinco primeiras partidas como visitante na Série A, o time de Renato Paiva obteve apenas uma oportunidade de gol, perdendo dois pontos em disputa de 15.
Assim como em outras ocasiões com a presença de técnicos no clube, o entendimento no Botafogo é a procura por um profissional apto a implementar o “Botafogo Way”.
Este é o desejo de John Textor, que acredita que o time deve ser protagonista em campo.
Após a participação no Mundial de Clubes, o próximo compromisso do clube será no dia 13 de julho, contra o Vasco, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.
A diretoria estima que levará aproximadamente duas semanas para definir a contratação e o novo treinador iniciar o trabalho com o elenco do clube no Rio de Janeiro.
Renato Paiva desembarcou no Botafogo em fevereiro, após o clube registrar 54 dias sem um técnico após a saída de Artur Jorge. Durante esse período, o time foi dirigido interinamente por Fábio Matias, Carlos Leiria e Cláudio Cacapa, e sofreu derrotas nas competições da Supercopa do Brasil, da Recopa Sul-Americana e foi eliminado precocemente no Campeonato Carioca.
O Palmeiras se mostrou o confronto na estreia do Campeonato Brasileiro e na última partida, sendo a derrota no Mundial de Clubes, sob o comando de Renato Paiva.
Foram disputadas 23 partidas, com 12 vitórias, três empates e oito derrotas, resultando em 29 gols marcados e 16 gols sofridos. Sob o comando de Paiva, o time obteve a classificação para as oitavas de final da Libertadores e da Copa do Brasil, além de ocupar a oitava posição na Série A do Campeonato Brasileiro, com 18 pontos em 11 jogos.
Fonte por: CNN Brasil