A PPSA realizará leilão de 500 mil barris de petróleo da União

Os direitos autorais serão destinados ao Fundo Social da União; 15 empresas foram convidadas para o evento.

04/08/2025 16h57

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

A PPSA promoverá na quinta-feira (14.ago.2025) um leilão spot – compra e venda imediata de volumes físicos de petróleo bruto ou produtos derivados, fora de acordos de fornecimento de longo prazo – para ofertar um lote de 500 mil barris de petróleo proveniente da União, do campo de Atapu, no pré-sal da Bacia de Santos (RJ).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A União arrecada receita com a venda do petróleo recebido nos acordos de partilha. Esses valores são destinados ao Fundo Social, destinado a financiar áreas como educação, saúde e o enfrentamento da pobreza.

Quinze empresas foram convidadas para o evento. Os navios-tanque das empresas vencedoras receberão os volumes comercializados nos meses de outubro e novembro de 2025.

LEIA TAMBÉM:

As ofertas de preço, com referência ao Brent – mercado à vista –, serão abertas em tempo real, em reunião com a participação de representantes das empresas que apresentarem propostas por escrito. Após a abertura, haverá possibilidade de disputa oral entre os proponentes habilitados.

Esta é a segunda comercialização spot efetuada pela PPSA em 2025. Em março, a empresa vendeu duas cargas de petróleo da União do campo de Itapu, com volume estimado de 500 mil barris cada. Em junho, a empresa também realizou o quinto Leilão de Petróleo da União, comercializando 74,5 milhões de barris na B3.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aquele evento foi o maior já ocorrido até então. A PPSA é responsável por administrar a parte da União nos contratos de partilha dos campos de pré-sal.

A venda gerou R$ 28 bilhões. As receitas provenientes do petróleo estão sendo utilizadas pelo governo federal como medida para combater o déficit das contas da União em 2025.

Fonte por: Poder 360

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.