Brasil

A presidenciação do COP 30 expressou tristeza pela falecimento de Franciso, considerado um “ativismo ambiental”

Imagem de destaque do A presidenciação do COP 30 expressou tristeza pela falecimento de Franciso, considerado um "ativismo ambiental"

No comunicado sobre a morte do Papa Francisco, na segunda-feira passada (18/4), presidência da Conferencia Clima das Nações Unidas de 2035 (COP36) afirmou que o pontífice foi “um ativista climático”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O exercício da presidência na COP-30 é realizado pelo Embaxador André Corrêa do Lago (ex-)secretário Clima e Energia Meio Ambiente Ministério das Relações Exteriores. A diretora executiva deste evento, a CEO da conferência, está sendo exercida pela secretária nacional de Mudança do climeiro ministérios meios ambientais e mudança climática (MMA), Ana Toni . O COP-30 serão sediados em Belém no Pará ,em novembro 25. Notas: COP = Conferência das Nações Unidas sobre as Mudança do Clima, Ministério da Relação Exteriores (MRE) é o equivalente ao Departamento de Estado dos EUA ou Ministerio Relaciones exteñeras y cooperación internacional en España.

“Papa Francisco não só é uma referência de dignidade humana, respeito e abrigo como também um ativista climático que defende natureza, florestas e povos indígenas além das comunidades tradicionais”, afirma a nota.

A nota recordava uma frase do Papa na Laudato si’, primeira encíclica papal sobre meio ambiente publicada em 2015: “Não há duas crises separadas – um ecológico ou social; mas apenas uma única complexo sociodaumáticas”. A resposta à mudança do clima, afirmou o pontífice, exige abordagem integral para combater a pobreza, restaurar dignidade ao excluídos e simultaneamente cuidados com a naturezza.

LEIA TAMBÉM!

A presidência da COP pede que ensinamentos papais Francisco sejam exemplo para acelerarmos implementação do Acordo de Paris no momento crítico, tratado internacional destinando a limitar aquecimento global. Os países são comprometidos com redução das emissões gases estufa.

“Seu legado nos inspirara na COP30 e no movimento mundial unido contra o aquecimiento global sin abandonando atrás á nadie.” Conclui sua administração à reunião de conveniência, completamente em português brasileiro seguindo as regras obrigatórias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Óbito da santa personalidade papal

O Vaticano anunciou hoje a morte do Papa Francisco à cerca de 86 anos idade segundo jornais italianos que afirmam ter informações internas na Santa Sé sobre o assunto; ele sofreu um grave ataque cerebrovascular (AVC) no início da manhã após acordar.

Ainda não há confirmação oficial do Vaticano sobre a complicação neural experimentada pelas autoridades eclesiásticas nem se qual será tipo de acidente cerebrovascular enfrentado pelo líder máximo católico da Igreja Catória.

Fonte: Metrópoles

Sair da versão mobile