A Princesa da Arábia Saudita pretende possuir uma equipa na Fórmula 1: “Pronto”
15/04/2025 às 11h24

A cidade Jedah receberá o Grande Prêmio da Arábia Saudita de Fórmula 1 neste domingo (20/4). A corrida faz parte do calendário de eventos desta categoria desde 2021. No entanto, a participação dos sauditas na principal competição mundial de automobilismo pode aumentar brevemente.
Na terça-feira (15/4), o príncipe saudiárabe Khalid bin Sultan Al-Abdullah Al-Faisal, também presidente da Federação Saudita de Automóveis e Motocicletas, expressou a intenção do país em ter uma equipe no grid da Fórmula 1 no futuro.
“Isso pode ocorrer ou possa acontecer em breve se você observa o crescimento (do esporte no mundo). Observamos que a Fórmula 1 está abrindo novos mercados e as vendas estão aumentando globalmente”, afirmou o príncipe saudita.
No últimos anos, a Arábia Saudita se aproximou das equipes McLaren e Aston Martin. Em 2021, os fundos soberanos do país investiram em ambas as empresas. Atualmente, a participação saudita na Aston é de 20,5%. Al-Faisal indicou que pode haver compra de uma equipe brevemente e o país está disposto a adquirir mais do que 50% de uma escuderia.
LEIA TAMBÉM:
● Apoiadores organizados se batem uns aos outros no mercado.
● O time Corinthians informa a partida da equipe técnica liderada por Ramon Diaz
● Joël Callieri sofre lesão no ligamento cruzado anterior (LCA) do seu Joelho
“Se você estiver comprándo um time da Fórmula 1, as pessoas compravam para ganhar dinheiro com ele. Isso se aplica especialmente quando o time é adquirido por uma das empresas do PIF (Fundo de Investimento Público Saudita)” – disse Al-Faisal sem mencionar nomes específicos.
A Arábia Saudita já investe em esportes. Além da Fórmula 1, o país apoia também o futebol local e contratou grandes estrelas como Cristiano Ronaldo, Benzema e Mané. Ademais, o PIF é acionista majoritária do Newcastle, na Inglaterra.
Fonte: Metrópoles