Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Outros
  3. A prisão de Bolsonaro é frágil, afirma Transparência Internacional

A prisão de Bolsonaro é frágil, afirma Transparência Internacional

A organização afirma que o STF “se empoderou” para resistir a “ataques reais”, mas que não pode haver “extrapolação de limites”.

Por: Redação ZéNewsAi

06/08/2025 3:39

4 min de leitura

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participou da passeata a fav...
▼

A Transparência Internacional Brasil, integrante de uma organização global de combate à corrupção, declarou, em comunicado publicado na terça-feira (5.ago.2025), que a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), determinada por Alexandre de Moraes, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), sustenta-se em fundamentos jurídicos frágeis.

O STF fortaleceu-se para combater ameaças concretas no governo Bolsonaro, contudo, esse fortalecimento, que se deu em cenário de urgência, não pode se traduzir em atuação oficiosa e em ultrapassar os limites constitucionais.

A Transparência Internacional afirmou que a prisão domiciliar do ex-presidente foi motivada por “suposta violação de proibição genérica de comunicação”, o que, para a organização, “é preocupante e parece configurar tentativa de silenciamento incompatível com o Estado de Direito”.

Leia também:

Parlamento Europeu Ataca Acordo Mercosul ao TJUE – Críticas e Suspensão!

Parlamento Europeu Ataca Acordo Mercosul ao TJUE – Críticas e Suspensão!

Trump Ameaça com Groenlândia: Tarifas e Reivindicação Territorial Urgem EUA!

Trump Ameaça com Groenlândia: Tarifas e Reivindicação Territorial Urgem EUA!

AGU Cria Equipe Especial para Investigar Crise Energética em SP!

AGU Cria Equipe Especial para Investigar Crise Energética em SP!

A Transparência Internacional afirmou que “o momento exige autocontrole institucional e compromisso com a normalidade democrática”. A organização declarou que o papel do STF em defender a democracia não se restringe a “punir os que atentaram contra a Constituição”, mas também contribuir para restaurar sua plena vigência – inclusive por meio da própria conduta da Corte.

A declaração, portanto, alega que a “legitimidade pública” do Supremo Tribunal Federal é prejudicada tanto pela “continuidade de medidas excepcionais”, quanto por “decisões que favorecem a impunidade em grandes esquemas de corrupção e condutas eticamente questionáveis de ministros”. A Transparência Internacional não detalhou casos específicos nem mencionou diretamente os 11 membros do STF.

Compreenda a situação.

Na segunda-feira (4.ago), Moraes decretou a prisão domiciliar de Bolsonaro. Conforme a decisão, a prisão ocorreu após o ex-chefe do Executivo descumprir as medidas cautelares impostas pela Corte.

O ministro do STF afirma que o ex-presidente utilizava as redes sociais de maneira coordenada com apoiadores e em concordância com seus filhos, com o objetivo de disseminar conteúdo que incentivava e estimulava ataques ao Supremo Tribunal Federal e apoio explícito à intervenção estrangeira no Poder Judiciário brasileiro.

Para Moraes, o evento que deu início à crise foi a participação indireta do ex-presidente na manifestação ocorrida no Rio, no domingo (3.ago). Nessa ocasião, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) mencionou Bolsonaro em áudio durante o protesto.

Bolsonaro já estava proibido, por determinação de Moraes, de utilizar redes sociais e de se deslocar nas vias das 19h às 6h e nos finais de semana. Além disso, o ex-presidente estava com monitoramento eletrônico.

A recente decisão de Moraes determina:

Em caso de descumprimento de qualquer uma das medidas cautelares, a prisão domiciliar será transformada em preventiva.

Leia a íntegra do comunicado da Transparência Internacional:

Ao longo do governo Bolsonaro, a Transparência Internacional Brasil denunciou, em âmbito nacional e internacional, os escândalos de corrupção envolvendo o ex-presidente e sua família – incluindo o caso das rachadinhas e da lavagem de dinheiro –, o desmonte dos marcos legais e institucionais anticorrupção, e, principalmente, os ataques sistemáticos às instituições democráticas e as conspirações golpistas.

É imprescindível que Bolsonaro e todos os envolvidos nesses atos criminosos sejam julgados com rigor, e, caso condenados, responsabilizados na medida da gravidade das condutas. Contudo, é igualmente essencial que o Supremo Tribunal Federal conduza esses processos com estrita observância às normas e garantias constitucionais. A prisão domiciliar decretada com base em fundamentos jurídicos frágeis, sobretudo por suposta violação da proibição genérica de comunicação, é preocupante e parece configurar tentativa de silenciamento incompatível com o Estado de Direito.

O Supremo Tribunal Federal fortaleceu-se para enfrentar ameaças concretas no governo Bolsonaro, sobretudo em razão da inércia e submissão do então procurador-geral da República Augusto Aras. Contudo, esse fortalecimento, que se justificava em cenário de crise, não pode se traduzir em atuação discricionária contínua e em ultrapassar os limites constitucionais. O momento demanda autocontrole institucional e compromisso com a normalidade democrática.

A função do Supremo Tribunal não se limita a punir aqueles que violaram a Constituição, mas também a assegurar a plena aplicação do texto constitucional – inclusive por meio do comportamento da Corte. A manutenção de medidas extraordinárias, aliada a decisões que beneficiam a impunidade em grandes esquemas de corrupção e condutas questionáveis de ministros, compromete a credibilidade pública do tribunal. Essa credibilidade é seu principal instrumento para enfrentar os ataques graves que ainda enfrenta no âmbito nacional e, atualmente, também internacional.

Fonte por: Poder 360

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Bolsonaroprisão domiciliarSTFSupremo Tribunal FederalTransparência Internacional
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

EXAME Agro

El Niño: Risco Climático Ameaça Safra Brasileira e Inflação em 2026?

29/01/2026 12:21 | 2 min de leitura

● STF Mantém Sigilo em Caso MasterO: Revelações e Conflitos de Interesse Surgem no Processo!

29/01/2026 13:36 | 1 min de leitura

● Operação em Eunápolis: Resgate Falha no Presídio e Oito Feridos!

29/01/2026 12:09 | 1 min de leitura

● Brasil Pode Perder R$ 855 Bilhões com Proibição de IA Personalizada – Alerta Chocante!

29/01/2026 13:54 | 2 min de leitura

● Retrospectiva Babenco: Legado Impactante e Relevância Social em São Paulo!

29/01/2026 12:20 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!