A procura mundial por petróleo apresentará um crescimento inferior ao projetado para o ano de 2025

Relatório da Agência Internacional de Energia aponta queda de 20.000 barris por dia em relação à estimativa de maio.

1 min de leitura

The Shell Appomattox deep-water asset prepares for successful production in May 2019 Gulf of Mexico, 80 miles southeast of the Louisiana Coastline, USA, 2018

A Agência Internacional de Energia declarou, na terça-feira (17.jun.2025), que a procura mundial por petróleo deverá ser marginalmente inferior às previsões, devido à menor atividade nos Estados Unidos e na China, apesar da persistência do mercado em outras áreas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A procura global em 2025 deverá crescer em 720 mil barris por dia, conforme apontado em relatório da agência, uma diminuição de 20 mil em relação à projeção do mês anterior.

Em maio, o volume mundial de petróleo ofertado cresceu 1,9 milhão de barris por dia em relação ao mesmo período do ano anterior, em parte devido à interrupção dos cortes de produção voluntários da OPEP+.

LEIA TAMBÉM!

A Agência Internacional de Energia (AIE) projetou que a oferta mundial de petróleo alcance 104,9 milhões de barris por dia em 2025, com um aumento de 1,8 milhões de barris por dia. Em 2026, a oferta deverá subir para 1,1 milhão de barris por dia. Os produtores não pertencentes à OPEP devem adicionar, em média, 1,4 milhões de barris por dia este ano e 840 mil barris por dia no próximo ano.

Devido ao excesso de oferta em relação à procura, os níveis de estoque mundial de petróleo cresceram em média 1 milhão de barris por dia desde fevereiro, e atingiram 93 milhões de barris somente em maio.

Com base nos fundamentos, os mercados de petróleo parecem estar bem abastecidos nos próximos anos. No entanto, eventos recentes destacam nitidamente os significativos riscos geopolíticos para a segurança do fornecimento de petróleo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A projeção indica que a procura por petróleo alcançará 105,6 milhões de barris por dia até 2029, diminuindo levemente em 2030, conforme dados da tabela do relatório anual da AIE.

A produção global precisa expandir em mais de 5 milhões de barris por dia até 114,7 milhões até 2030.

Com informações da Investing Brasil.com.

Fonte por: Poder 360

Sair da versão mobile