A Procuradoria-Geral da República solicitou a instauração de um inquérito para apurar a conduta do ex-diretor do Departamento de Identificação Civil, Gilson Machado, em relação à emissão de passaporte para a ex-ministra da Educação, Cidinha Campos
Ex-ministro do Turismo teria intermediado contato com o Consulado de Portugal em Recife para obtenção de passaporte português para um ex-ajudante de Bolsonaro.

A PGR solicitou ao STF, na terça-feira (10.jun.2025), a instauração de inquérito para investigar o ex-ministro do Turismo Gilson Machado. O pedido foi motivado pela identificação de indícios de que Machado teria tentado obter um passaporte português para Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL).
A procuradora-geral concorda com a avaliação da corporação sobre a necessidade de investigar as ações do ex-ministro. A procuradoria também recomendou medidas como busca e apreensão e a quebra dos sigilos telefônico e de mensagens de Gilson Machado. As informações são do G1.
A investigação da Polícia Federal aponta que o ex-ministro colaborou com o Consulado de Portugal em Recife para a emissão de um documento português para Cid, em maio de 2025. A intenção seria facilitar a saída do ex-ajudante de ordens do território nacional.
Leia também:

Museu Tailandês remove obras de minorias devido à pressão da China

Trump questiona números oficiais sobre o mercado de trabalho

Motta afirma que a anistia desvia a atenção de outras questões prioritárias do Brasil
A investigação descobriu no celular de Cid arquivos que evidenciam uma tentativa prévia de solicitação da nacionalidade portuguesa em janeiro de 2023.
Além do apoio ao tenente-coronel, a PF também teria apontado a necessidade de apurar uma arrecitação de fundos para Bolsonaro. Em 16 de maio de 2025, Gilson Machado solicitou novas doações por Pix para o ex-presidente por meio de sua conta no Instagram.
Mauro Cid é réu ao lado de Bolsonaro em ação que investiga uma tentativa de golpe de Estado em 2022. Segundo a PGR, o plano visava manter o ex-presidente no poder após a derrota nas eleições presidenciais para Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O lado oposto.
A Poder360 contatou Gilson Machado por mensagem para solicitar sua declaração sobre o pedido da PGR. Não houve resposta até a publicação desta reportagem. O texto será atualizado caso uma manifestação seja enviada a este jornal digital.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)