A produção de cana-de-açúcar nos EUA beneficia o Brasil, afirma a Datagro
A substituição do xarope de milho por açúcar de cana nos Estados Unidos gerará um déficit mundial e será favorável ao setor sucroalcooleiro.

O presidente da consultoria Datagro, Plínio Nastari, declarou nesta terça-feira (22.jul.2025) que a decisão da Coca-Cola nos Estados Unidos de utilizar açúcar de cana em vez de xarope de milho provocará um déficit de 500 mil toneladas do produto no mercado mundial.
O aumento deve gerar um incremento de 1,5 milhão de toneladas por ano na procura por sacarose cristalizada no mercado norte-americano. O aumento no consumo nos EUA provocará um déficit de 500.000 toneladas de açúcar por ano.
A mudança, influenciada pelo comportamento do mercado consumidor de refrigerantes nos EUA, é positiva para o Brasil, segundo Nastari. Ele afirma que a demanda será benéfica ao setor sucroalcooleiro que “já é o maior produtor e consumidor” da commodity e pode ser fornecedor do adoçante. Por isso, segundo ele, os preços não devem ser impactados de forma “significativa” em curto prazo.
Leia também:

Museu Tailandês remove obras de minorias devido à pressão da China

Trump questiona números oficiais sobre o mercado de trabalho

Motta afirma que a anistia desvia a atenção de outras questões prioritárias do Brasil
A alteração não deve alterar a dinâmica de preços no Brasil a curto prazo. Nesse contexto de guerra tarifária, é uma notícia positiva. O comportamento dos consumidores começa a mudar a realidade nos Estados Unidos e beneficiar o Brasil, afirmou.
O especialista aponta que o produto nos Estados Unidos possui alto valor agregado. O país já importa refrigerantes mexicanos adoçados com açúcar de cana, e, conforme Nastari, esses custam até três vezes mais do que as bebidas adoçadas com xarope de milho.
Milho e cana.
Os Estados Unidos são os maiores produtores de milho do mundo, com aproximadamente 350 milhões de toneladas do grão. Essa alta produção torna o xarope de milho um adoçante mais acessível.
O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de açúcar, produzindo aproximadamente 400 milhões de toneladas anualmente. Os Estados Unidos ocupam a 10ª posição no ranking, com uma produção de cerca de 25 mil toneladas.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)