A psicanalista pop diz que não há um perfil típico para vítimas de relacionamentos abusivos
18/11/2023 às 11h12
No fim de semana passado, a apresentadora Ana Hickmann contou que foi agredida pelo seu marido, Alexandre Correa. Ela fez uma denúncia na polícia, informando que as agressões começaram depois de uma discussão e que precisou ir ao hospital em seguida.
O assunto gerou muito debate nas redes sociais e fez surgir a questão do relacionamento abusivo online. Infelizmente, esse tipo de situação é mais frequente do que imaginamos. De acordo com um estudo publicado na revista científica The Lancet, uma a cada quatro mulheres já sofreu violência doméstica em algum momento de suas vidas.
Entrar em um relacionamento abusivo pode ocorrer com qualquer mulher, assim como aconteceu com Manuela Xavier. A psicanalista e influenciadora preicsou de força para sair do relacionamento que a aprisionava. “A gente que aquilo é amor, quando, na verdade, não é. Mas são coisas tão pequenas, às vezes, que a mulher nem percebe”, pontua.
Para fugir da situação de estar em um relacionamento abusivo, é importante contar com a ajuda de amigos. É fundamental ter amigos que possam ajudar nessa situação. Foi por isso que comecei a falar sobre relacionamento abusivo nas minhas redes sociais, para que as mulheres possam perceber se estão passando por isso e como devem sair dessa situação. Decidi abordar esse assunto nas minhas redes sociais para mostrar que é possível sair dessa situação e que não há motivo para se sentir envergonhada.
Atualmente, não há um conjunto de diretrizes estabelecido
O relacionamento abusivo pode se enquadrar em diversas características, como a influenciadora pontua em suas redes sociais e também no livro “De olhos abertos: uma história não contada sobre relacionamento abusivo”. “Pode ser aquela pessoa com o ‘pavio mais curto’, que começa a criticar suas roupas, controlar o seu dinheiro, aí vai passando para casos mais extremos como a agressão ou o feminicídio”, explica Xavier.
Leia também:
Como Assistir Doramas na Ondemandcoreia
Como assistir o festival Salve o Sul: verifique o horário e o local
Saiba mais sobre o anime Kaiju No.8 que está popular na Crunchyroll
Nos últimos dias, várias celebridades relataram ter vivenciado relacionamentos abusivos, como Ana Hickmann. Também foram divulgados os casos de abuso sofrido por Patrícia Ramos e Gleici Damasceno. As duas denunciaram seus relacionamentos abusivos nas redes sociais, enquanto o boletim de ocorrência da ex-modelo foi divulgado pelo portal Leo Dias.
“Algumas pessoas têm a ideia equivocada de que as vítimas de relacionamentos abusivos são mais “frágeis”. No entanto, não há um perfil específico para essas vítimas. É possível perceber que até mesmo mulheres empoderadas, das quais você nunca imaginaria passar por isso, são corajosas o suficiente para falar sobre suas experiências. Esse problema de machismo está profundamente enraizado em nossa sociedade e não é algo facilmente modificado.”
A psicanalista destaca como é importante que pessoas famosas abordem este tema, que é comum, mas muitas vezes não é discutido. Quando Gleici e Patrícia compartilham suas experiências, isso encoraja outras mulheres a sair desse ciclo de abuso. O caso de Ana Hickmann é um pouco mais complicado, mas quando vemos essas mulheres falando sobre os abusos, percebemos que isso pode acontecer com qualquer uma de nós. Por isso é fundamental falar sobre isso antes que chegue à violência física ou até mesmo à morte.
No primeiro semestre de 2023, os casos de feminicídios no Brasil apresentaram um aumento de 2,6%, comparativamente ao mesmo período no ano anterior. O país registrou 722 mulheres vítimas de homicídio, em contraste com as 704 ocorrências nos primeiros seis meses de 2022. Paralelamente, os casos de estupro e estupro de vulnerável experimentaram um aumento significativo de 14,9%, totalizando 34 mil mulheres vítimas desse crime. Notavelmente, 70% dos casos de estupro envolveram meninas com até 13 anos como vítimas. Esses dados alarmantes foram divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública na última segunda-feira (13).