A quantia de gatinhos no Cemitério Municipal São João Batista causa préoccupação

15/04/2025 às 8h45

Por: José News

Imagem PreCarregada
(Imagem da internet).

Órgão não governamental cria a estimativa de haver cerca de cinquenta animais habitando o lugar; autoridade municipal afirma estar fornecendo suporte.

Muitos gatinhos vivem em instalações da Prefeitura de Rio Claro, no cemitério municipal SãoJoão Baptista. Esse número está se acumulando contínuamente.

“É um problema persistente que se transformou em colônia. Existem duas mulheres responsáveis pelo seu cuidado alimentício e médico; a ONG Anjos de Focinho e o UPARC fornecem ajuda quando possível. Publicamos na mídia social, apenas então que o Canil nos contatou oferecendo castração, mas precisaremos capturá-los pois eles realizam somente a procedimento. Antes disso não houve preocupação da Prefeitura em resolver esse problema”, diz Sarah Wolf, representante de Anjos de Focinho.

A reportagem também falou com Alessandro Almeida, atualmente chefe de gabinete do Gabinete da Secretaria de Administração. Ele afirmou que a Prefeitura está ciente da situação e oferece ajuda: “É conhecimento nossa que existem colônias de gatos no cemetério. O protocolo correto em este caso é o CED, ou seja, capturar, esterilizar e devolver. É um método para controlar a população de gatos de rua.” A semana passada já foi feita a castração em quatro gatos pelo Canil. O departamento também está montando as gatoeiras, levantando os gatos e retornando-os posteriormente. Além disso estamos abertos para diálogos para que a situação seja controlada de maneira mais efetiva.”

Auxílio de Ração

50 gatos de aproximadamente 10 quilogramas são alimentados diariamente com 10 unidades de ração: “Esses cuidadores obtêm esse valor do bolso. Podemos conseguir uma doação ou outra, mas não é suficiente e por isso aqueles que podem colaborar com essa causa pode procurar a nossa ONG no Instagram em @anjosdefocinho”, concluiu Sarah na reportagem.

LEIA TAMBÉM:

Fonte: Jornal Cidade

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.