Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Outros
  3. A quatro dias do aumento tarifário, Lula não tem intenção de contatar Trump

A quatro dias do aumento tarifário, Lula não tem intenção de contatar Trump

O governo brasileiro espera um indicativo do governo americano para discutir o aumento de 50% nas tarifas aplicadas pelo presidente dos Estados Unidos.

Por: Redação ZéNewsAi

28/07/2025 21:24

3 min de leitura

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a ...
▼

A quatro dias do início da tarifação dos Estados Unidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou a interlocutores que não tem intenção de contatar o presidente norte-americano, Donald Trump (Partido Republicano), para discutir as taxas de 50% sobre os produtos brasileiros.

O Itamaraty aguarda um “sinal” de Washington para prosseguir com o diálogo. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, está em Nova York para participar de uma cúpula da ONU em busca de uma solução de dois Estados no conflito entre Israel e Hamas.

Apoiadores do petista afirmam que o plano de negociação está na carta confidencial enviada ao governo americano em 16 de maio, com as propostas de acordo. O documento, direcionado ao secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, e ao embaixador Jamieson Greer (alto cargo do Representante Comercial dos EUA), não recebeu resposta.

Leia também:

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

Geraldo Alckmin (PSB), vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, afirmou em 28 de julho de 2025 que existe um “empenho” do governo brasileiro para responder à taxa, mas já declarou que Alckmin não consegue dialogar com os EUA.

Ninguém pode afirmar que o Alckmin não deseja conversar. Ele liga para pessoas diariamente e ninguém quer dialogar com ele. Assim, o petista declarou na sexta-feira (25.jul) que o país, o Brasil, é um país do bem.

O chefe do Executivo também declarou, na quinta-feira (24.jul), que Trump não quer dialogar sobre as tarifas. Lula indicou seguir disposto a negociar, mas, se não receber um retorno, afirmou que o Brasil dará uma resposta à altura.

O governo petista não havia procurado o presidente norte-americano desde o início da nova administração na Casa Branca, em 20 de janeiro de 2025. O relacionamento entre o Brasil e os EUA tem sido protocolar e não houve esforço para estabelecer relações de alto nível, após o anúncio da tarifação.

Tarifaão

Donald Trump publicou em 9 de julho uma carta a Lula anunciando a tarifa. O republicano justificou o aumento pelo tratamento que o governo brasileiro dispensou ao ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro (PL), a quem disse respeitar “profundamente”.

O tratamento dado ao ex-presidente Bolsonaro pelo Brasil, um líder amplamente reconhecido globalmente, incluindo pelos Estados Unidos, representa uma grave questão internacional.

O norte-americano afirmou que o governo dos EUA considerou necessário romper com a relação de longa data e profundamente injusta originada pela política tarifária de barreiras comerciais do Brasil.

A visão republicana é que as tarifas dos Estados Unidos não são proporcionais ao país da América do Sul. Ele declarou que é necessário reparar as “graves injustiças do sistema vigente”.

Declarou que o percentual de 50% é muito inferior ao necessário para garantir a igualdade de condições que se almeja com o seu país.

Trump afirmou que, caso Lula eleve tarifas em retaliação, haverá um aumento correspondente de 50% também.

Outros países além do Brasil também serão impactados pelas taxas dos EUA a partir de 1º de agosto, como, por exemplo, nações da União Europeia, Japão, Indonésia e México. Cada país, contudo, terá um percentual diferente.

Fonte por: Poder 360

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Estados UnidosLulatarifasTrump
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Brasil

Lula Veta PL da Dosimetria: Congresso em Crise e Acusações de Vingança!

08/01/2026 12:59 | 2 min de leitura

● Cimento Apodi Revoluciona Carnaúba, Transformando Resíduos em Energia Renovável!

08/01/2026 16:18 | 1 min de leitura

● Lewandowski Surpreende: Renúncia ao Cargo de Chefe da Justiça em 2026!

08/01/2026 13:08 | 1 min de leitura

● FedEx Revoluciona Atuação no Brasil: Mudança Estratégica em 2026!

08/01/2026 16:21 | 2 min de leitura

● ChatGPT Health: OpenAI Revoluciona Saúde com IA, Segurança e Validação Clínica!

08/01/2026 13:15 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!