A Receita Federal restringe o acesso ao e-CAC em fase final do prazo de entrega do Imposto de Renda

A entrega da declaração do Imposto de Renda pode ser feita até 30 de maio; quem não cumprir o prazo estará sujeito a multa.

23/05/2025 19:49

1 min de leitura

A Receita Federal restringe o acesso ao e-CAC em fase final do prazo de entrega do Imposto de Renda
(Imagem de reprodução da internet).

Com poucos dias do término do prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2025, a Receita Federal restringe o acesso ao e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte). Desde a terça-feira (21.mai.2025), das 8h às 23h, somente acesso humano ou por ferramentas robotizadas de baixa repetição é autorizado.

A modificação de perfil de acesso também ficará restrita, podendo ser realizada a cada 30 segundos. De acordo com a Receita Federal, a ação visa assegurar a qualidade no acesso ao Portal e-CAC durante os últimos 10 dias de maio, quando se encerra o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda. O prazo para enviar a declaração do IR termina na próxima sexta-feira (30.mai).

O que é o e-CAC?

O e-CAC é uma plataforma online da Receita Federal que possibilita aos cidadãos acessarem diversos serviços relacionados ao CPF, CNPJ, declarações de imposto, certidões, entre outros. É por meio dela que muitos brasileiros acompanham o processamento da declaração do Imposto de Renda e corrigem eventuais problemas.

Leia também:

A declaração do Imposto de Renda de 2025 deverá ser entregue até 30 de maio. Quem não cumprir o prazo estará sujeito a multa e poderá ter o CPF pendente de regularização.

Fonte: Poder 360

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)