Ao menos dois alvos da CPI da Covid também são investigados por participação no esquema que desviou dinheiro de aposentadorias no INSS. Os citados nas duas apurações são Mauricio Camisotti e Danilo Trento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Camisotti, conforme reportagens do UOL e G1, é sócio oculto de uma das empresas envolvidas na fraude no instituto. Ele utilizou diversas empresas com nomes de familiares para receber e lavar dinheiro da Associação dos Aposentados Mutualistas para Benefícios Coletivos (Ambec). A entidade, liderada por parentes do empresário, registrou, segundo a Polícia Federal, faturamento de 178 milhões de reais nos descontos de aposentadorias entre 2019 e 2024. Existem, no mínimo, 2 mil reclamações contra a Ambec.
Camisotti foi apontado como financiador da Precisa Medicamentos e um dos envolvidos no esquema de propina e superfaturamento na compra da vacina Covaxin durante o governo Bolsonaro. A negociação foi interrompida após o andamento das investigações da CPI. O ex-capitão havia recebido alertas sobre as suspeitas, porém não teria tomado medidas para interromper a compra.
LEIA TAMBÉM!
A participação de Trento no esquema envolvendo o INSS foi revelada durante a primeira operação da PF, com a apreensão de 200 mil reais na residência de um dos investigados. O valor seria pagamento a um agente da PF para que Trento e o ex-procurador-geral do INSS, Virgílio de Oliveira Filho, pudessem circular com a escolta do policial federal em áreas restritas do aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A dupla teria utilizado os locais para contornar a fiscalização e transportar valores de propinas.
Na CPI da Covid, Trento também aparece como operador do esquema de propina e superfaturamento na compra da vacina Covaxin. Ele teria sido responsável pela negociação irregular com o laboratório indiano Bharat Biotech, que teria a Precisa Medicamentos como representante no Brasil. Pelo envolvimento no esquema da pandemia, Trento foi indicado para participar de uma organização criminosa que fraudava licitações.
Fonte: Carta Capital
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE