A Rússia solicitou que a Ucrânia cedeu territórios no leste do país, segundo uma fonte

Países se reuniram em cúpula diplomática em Istambul na sexta-feira (16).

16/05/2025 19h55

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

A Rússia solicitou, em negociações em Istambul, na Turquia, que a Ucrânia entregasse territórios ainda sob controle de Kiev, informou a CNN uma fonte com conhecimento direto do encontro entre os dois países na sexta-feira (16).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Questionada se a Rússia exigiu que a Ucrânia se retirasse completamente das quatro regiões contestadas no leste, a fonte respondeu: “Sim”.

Moscou, Luhansk, Zaporizhzhia e Kherson são as quatro regiões em questão, que a Rússia tentou anexar unilateralmente em 2022. A Rússia alega a soberania sobre essas regiões, contudo não exerce controle pleno sobre elas.

LEIA TAMBÉM:

Reunião inicial entre Rússia e Ucrânia após três anos.

Rússia e Ucrânia se reuniram nesta sexta-feira (16), na cidade de Istambul, na Turquia, para as primeiras negociações diretas de paz em mais de três anos.

O encontro ocorreu sob a pressão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, visando finalizar o conflito mais letal da Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Hakan Fidan, declarou que é essencial alcançar um cessar-fogo entre os países o mais breve possível.

Contudo, as expectativas de progresso, que já estavam reduzidas, foram ainda mais frustradas na quinta-feira (15), quando Trump declarou que não haveria avanço sem uma reunião entre ele e o presidente russo, Vladimir Putin.

Após as negociações, Rússia e Ucrânia concordaram em realizar uma troca de 1.000 prisioneiros de guerra de cada lado, informou o ministro da Defesa da Ucrânia, Rustem Umerov, à TV. Se a troca efetivamente ocorrer, será a maior em mais de três anos desde a invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro de 2022.

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.