A senhora Gleisi alerta que a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do INSS pode prejudicar investigações de fraudes
A discussão sobre a instalação do colegiado para apurar descontos irregulares está dividindo a bancada governista no Congresso Nacional.
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT-PR), declarou que a criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) sobre as fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode “prejudicar o sucesso da investigação policial”.
Uma comissão parlamentar de inquérito, no contexto de uma investigação política em que está sendo proposta, pode comprometer o sucesso da apuração policial, que deve permanecer protegida de interferências externas e do vazamento de informações.
A análise sobre a formação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito tem gerado tensões na base governista. A criação do colegiado tem sido fomentada pela oposição, que associa os cortes indevidos nos valores de aposentadorias e pensões ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Leia também:
Lula critica frase sobre ‘traficantes’ e pede desculpas
Dino critica ameaças a ministros do STF e cita Gilmar
Moses Rodrigues lidera processo sobre ocupação da Mesa da Câmara
Contudo, senadores do PT e demais parlamentares ligados ao governo defendem que a investigação pode ser benéfica, uma vez que os descontos ilegais iniciaram-se durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O Palácio do Planalto mantém-se resistente à proposta.
Fonte: CNN Brasil
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)