A soberania reside na defesa do nosso país, afirma Lula

Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, no Conselhão, que “seria importante trabalhar com a verdade” em relação a Donald Trump.

05/08/2025 14h11

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
Presidente Luiz Inacio Lula da Silva particpa do encerramento do 17º Encontro Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) que elegeu Edilnho Silva novo presidente do partido, em Brasilia. | Sérgio Lima/Poder360 - 03Ago2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que “a soberania é o que faz a gente lutar e defender o nosso país”. A afirmação é uma referência às sanções impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano), ao Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se continuarmos a emitir opiniões sobre o que ocorre em outros países, estaremos infringindo um conceito mágico denominado soberania, afirmou Lula em seu discurso na 5ª Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável, também conhecido como Conselho, realizada nesta 3ª feira (5.ago.2025).

Para Lula, a atitude de Trump prejudica o multilateralismo — que ele descreveu como “a melhor coisa criada após a 2ª Guerra Mundial”. O presidente declarou que Trump “não tinha o menor direito” de anunciar as taxas ao Brasil da maneira como foi feito. “Ele poderia ter pegado o telefone e ligado para mim ou para o Alckmin”, afirmou.

LEIA TAMBÉM:

Em 10 de julho, Lula declarara que não se comunicaria com o norte-americano. Já no dia 1º de agosto, Trump afirmou que o brasileiro poderia ligar “quando quisesse”. Em resposta, o petista disse que “sempre estiveram abertos ao diálogo”.

Conselho

O grupo é composto por indivíduos de diversos setores da sociedade, incluindo empresários, artistas, influenciadores digitais, médicos, integrantes de movimentos sociais e sindicais, líderes indígenas, professores, economistas e outros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Conselho foi criado por Lula em seu 1º mandato (2003-2006) e foi extinto em 2019 pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A 3ª gestão do petista recriou o colegiado em 2023 com o objetivo de ser um canal de diálogo direto entre o Executivo e a sociedade. É uma forma de o governo fazer com que segmentos sociais se sintam ouvidos – estratégia muito utilizada pelas gestões do PT.

O presidente declarou que o país sofreu perdas significativas devido ao período em que o Conselho não operou, entre 2019 e 2023.

Fonte por: Poder 360

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.