A soberania reside na defesa do nosso país, afirma Lula
Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, no Conselhão, que “seria importante trabalhar com a verdade” em relação a Donald Trump.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que “a soberania é o que faz a gente lutar e defender o nosso país”. A afirmação é uma referência às sanções impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano), ao Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Se continuarmos a emitir opiniões sobre o que ocorre em outros países, estaremos infringindo um conceito mágico denominado soberania, afirmou Lula em seu discurso na 5ª Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável, também conhecido como Conselho, realizada nesta 3ª feira (5.ago.2025).
Para Lula, a atitude de Trump prejudica o multilateralismo — que ele descreveu como “a melhor coisa criada após a 2ª Guerra Mundial”. O presidente declarou que Trump “não tinha o menor direito” de anunciar as taxas ao Brasil da maneira como foi feito. “Ele poderia ter pegado o telefone e ligado para mim ou para o Alckmin”, afirmou.
LEIA TAMBÉM:
● Museu Tailandês remove obras de minorias devido à pressão da China
● Trump questiona números oficiais sobre o mercado de trabalho
● Motta afirma que a anistia desvia a atenção de outras questões prioritárias do Brasil
Em 10 de julho, Lula declarara que não se comunicaria com o norte-americano. Já no dia 1º de agosto, Trump afirmou que o brasileiro poderia ligar “quando quisesse”. Em resposta, o petista disse que “sempre estiveram abertos ao diálogo”.
Conselho
O grupo é composto por indivíduos de diversos setores da sociedade, incluindo empresários, artistas, influenciadores digitais, médicos, integrantes de movimentos sociais e sindicais, líderes indígenas, professores, economistas e outros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Conselho foi criado por Lula em seu 1º mandato (2003-2006) e foi extinto em 2019 pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A 3ª gestão do petista recriou o colegiado em 2023 com o objetivo de ser um canal de diálogo direto entre o Executivo e a sociedade. É uma forma de o governo fazer com que segmentos sociais se sintam ouvidos – estratégia muito utilizada pelas gestões do PT.
O presidente declarou que o país sofreu perdas significativas devido ao período em que o Conselho não operou, entre 2019 e 2023.
Fonte por: Poder 360