A SpaceX lançou com sucesso o Starship em sua segunda tentativa
19/11/2023 às 1h12
Neste sábado, às 10 horas (horário de Brasília), a SpaceX decolou com êxito a nave Starship, considerada a mais poderosa do mundo. Foi a segunda tentativa de voo, já que em abril uma tentativa anterior não deu certo devido a um problema no propulsor Super Heavy.
No segundo lançamento, os motores da Starship foram ativados com sucesso e ela decolou com êxito em direção ao espaço. Felizmente, essa tentativa foi mais bem-sucedida do que a última, que teve uma duração de apenas três minutos. Após aproximadamente quatro minutos, as duas partes iniciais da nave, o propulsor e a cápsula, foram desconectadas sem problemas e a nave continuou em direção à órbita da Terra.
A Starship é o foguete espacial mais poderoso já feito. Ele tem 121 metros e conta com 33 motores no primeiro estágio e 6 no segundo. Durante a transmissão ao vivo da SpaceX, os apresentadores disseram que perderam contato com a nave e que ela provavelmente explodiu enquanto se dirigia à orbita da Terra. Mesmo com isso, eles consideraram o lançamento um grande sucesso.
“A nave estelar Starship é impressionante, com 120 metros de altura, sendo o veículo de lançamento mais poderoso e alto do mundo. O teste de voo de hoje irá demonstrar o hot-staging, um novo método de separação de estágios na Starship.” – Comunicado oficial da SpaceX no X (antigo Twitter).
A Starship é uma nave espacial desenvolvida pela empresa SpaceX.
Assim como na primeira vez, o segundo teste de voo também não foi tripulado e foi lançado na base área da SpaceX em Boca Chica, nos Estados Unidos. Apesar de os especialistas da companhia não terem esperança de que a nave realizará todo o seu percurso, a missão da nova tentativa é enviar a nave até à órbita do planeta e, assim, retornar para a Terra; tudo isso deve demorar aproximadamente 1h30.
Leia também:
Imagens incríveis da NASA em fevereiro mostram galáxia anã e formação de estrelas
Os itens mais perigosos que giram ao redor do Planeta Terra
Estudo diz que os campos magnéticos mais fortes podem estar na Terra
Apesar de ser projetada para realizar lançamentos para Lua e Marte, os três primeiros voos da Starship serão focados em turistas espaciais.Fonte: SpaceX
No primeiro lançamento, a nave Starship explodiu apenas três minutos depois de decolar. A SpaceX, empresa de Elon Musk, ficou satisfeita por ter conseguido fazer a nave sair do chão, pois seu objetivo não era reutilizá-la. Essa operação de testes é importante para coletar dados e aprimorar a missão, visando os lançamentos tripulados da Starship no futuro.
A Starship foi projetada para transportar até 100 pessoas em missões de longo alcance, como para a Lua, para Marte e de volta para a Terra. Inclusive, é a nave que será utilizada na missão Artemis 3, da NASA, com o objetivo de enviar astronautas de volta à superfície da Lua em meados de 2025.
“O primeiro teste de voo da Starship forneceu inúmeras lições aprendidas que contribuíram diretamente para várias atualizações do veículo e da infraestrutura terrestre para aumentar a probabilidade de sucesso em voos futuros. O segundo teste de voo estreará um sistema de separação de estágio quente e um novo sistema eletrônico Thrust Vector Control (TVC) para motores Super Heavy Raptor, além de reforços na base da almofada e um defletor de chama de aço resfriado a água, entre muitas outras melhorias”, foi publicado na página oficial da SpaceX.